Centros de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional

Unidades estão nas zonas Oeste e Norte


Os Centros de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresans) são equipamentos públicos, de caráter comunitário, voltados à implementação da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. São espaços de vivência da cidadania, bem como de convivência e participação social.

São atribuições dos Cresans: buscar a garantia do direito humano à alimentação adequada; favorecer a articulação de políticas públicas vinculadas à Segurança Alimentar e Nutricional; facilitar o acesso regular aos alimentos de qualidade para a população em situação de insegurança alimentar; incentivar a alimentação saudável, em quantidade suficiente e de forma sustentável; realizar ações de educação alimentar e nutricional, por meio dos programas e projetos específicos da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e de Abastecimento, por meio da COSAN; promover a reinserção social, por meio dos programas e projetos, ligados à gastronomia; promover ações de conscientização socioambiental; dentre outros.


Estrutura

Os Cresans contam com cozinhas experimentais nas quais são ministrados cursos e oficinas com foco em geração de renda e empreendedorismo tendo como base as oportunidades da cadeia gastronômica; assim como na promoção da segurança alimentar e nutricional, tendo como base as diretrizes dos Guias Alimentares.

Clique aqui e baixe o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos

Clique aqui e baixe o Guia Alimentar para a População Brasileira

Clique aqui e baixe o Protocolo de Uso do Guia Alimentar para a População Brasileira na Orientação Alimentar da Pessoa Idosa

 

As unidades recebem o Treinamento de Boas Práticas de Manipulação de

Alimentos. O curso é destinado a manipuladores de alimentos e é reconhecido pelo órgão municipal de vigilância em Saúde – Covisa.

 Clique aqui e baixe o treinamento. 

Boas práticas de manipulação de alimentos + orientações de capacitação - clique aqui 


 

CRESAN VILA MARIA

O Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional de Vila Maria foi criado em outubro de 2016, e abriga o Programa Municipal Banco de Alimentos .

 

Agenda de cursos

 

Endereço: Rua Sobral Júnior, 264, Vila Maria Alta
Telefone: (11) 2207-8770

Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 17h.

 

 

CRESAN BUTANTÃ

O Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Butantã foi criado em março de 2010 e lá está instalada uma horta pedagógica na qual são realizadas dinâmicas com crianças e adultos para disseminar conhecimento nos temas de segurança alimentar e nutricional, consumo consciente, agroecologia, sustentabilidade e compostagem, com um minhocário.

 

Teia Butantã – Coworking público.

Espaço compartilhado de trabalho com infraestrutura e o suporte necessários para que empreendedores possam gerar renda e fortalecer seus negócios. O programa tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de negócios e a criação de redes de empreendedores locais por meio da criação de coworkings públicos na cidade de São Paulo.

Contato: teia.butanta@adesampa.com.br

Para utilizar o Teia, basta apresentar documento válido de identidade com foto. Se desejar garantir a disponibilidade, reserve com antecedência no sistema de agendamento: http://adesampa.com.br/teia/work/teia-butanta/

 

Agenda de cursos



Endereço:
Rua Nella Murari Rosa, 40 - Jd. Raposo Tavares
Telefone: (11) 3326-4115

Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 17h.