Prefeitura de São Paulo reconhece mais de 500 locais que atuam com agricultura e segurança alimentar e nutricional na cidade com os selos Sampa+Rural

Selos "Aqui tem produção de Sampa" e "Nós fazemos a Sampa+Rural" são entregues a toda rede e dão visibilidade para vários compenentes da cadeira da agricultura paulistana

 Quer saber onde existe uma horta perto da sua casa? Ou um restaurante que utiliza produtos cultivados na cidade de São Paulo? Estas informações estão disponíveis na plataforma Sampa+Rural, que mapeia e reconhece iniciativas que contribuem para uma relação mais sustentável entre a cidade, as cidadãs e cidadãos.

Para identificar estas iniciativas, o projeto Ligue os Pontos, da Prefeitura de São Paulo, criou os selos "Aqui em produção de Sampa" e "Nós fazemos a Sampa+Rural", que são fixados em locais de fácil acesso e apresentam um QRCode que, ao ser acionado, leva a uma página dentro da plataforma Sampa+Rural com o detalhamento de informações, como produtos e serviços oferecidos, horários de atendimento, formas de contato e as conexões do estabelecimento com outras iniciativas presentes na plataforma.

Já foram distribuídos mais de 500 selos ao todo, desde fevereiro deste ano. As iniciativas reconhecidas estão distribuídas por todas as regiões da cidade, sendo, até o momento mais de 15 no Centro; 50 na Zona Leste; 20 na Zona Norte; 60 na Zona Oeste e 70 na Zona Sul.

"O projeto Ligue os Pontos está chegando à reta final deste primeiro ciclo, com o apoio essencial da Bloomberg Philanthropies. Os selos são um legado de reconhecimento e valorização dos agricultores e estabelecimentos comerciais que fazem da cidade de São Paulo uma referência em sustentabilidade", explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

O selo "Nós Fazemos a Sampa+Rural" é o reconhecimento de que aquela iniciativa é parte de uma rede que fortalece uma cidade mais rural, mais saudável e mais sustentável. Todos os locais presentes na Sampa+Rural podem ter esse selo. São agricultoras e agricultores, hortas urbanas, mercados, pontos de ecoturismo, iniciativas da sociedade civil e políticas públicas ligadas aos temas da agricultura sustentável e da alimentação saudável. O objetivo é dar visibilidade aos paulistanos sobre essa ampla rede de lugares que estão por toda a cidade, além de facilitar a conexão entre eles, estimulando novos negócios.

Na zona norte, o Quintal da Dona Jacira foi um dos espaços que recebeu o selo "Nós fazemos a Sampa+Rural". A responsável pelo espaço afirmou que este é um "reconhecimento de que os locais e iniciativas desempenham um importante papel para a nossa sociedade".

O Centro de Estudos em Sustentabilidade - FGVces da Fundação Getúlio Vargas também foi contemplado e agradeceu ao projeto por "reconhecer a trajetória da instituição na agenda de agricultura e alimentação desde 2015, apoiando a inclusão da agricultura familiar na cadeira de alimentos nos diversos projetos colocados em prática pelo Centro".

"Comecei com um canal no Youtube para falar sobre alimentos orgânicos, qualidade de vida e hortas urbanas. Montei uma na horta na laje de casa e atualmente estou em um terreno na zona oeste, atual sede do projeto", explica Márcio Santos, idealizador da plataforma Orgânico Simples, que recebeu o selo neste mês. "Plantamos para consumo no local e comercializamos o excedente. O selo faz tudo isso valer a pena e nos mostra que estamos no caminho certo para um mundo melhor pra vivermos e compartilharmos nossas experiências", completa.

Já o selo "Aqui tem Produção de Sampa" identifica os estabelecimentos que comercializam produtos de agricultoras/es da cidade, como mercados, feiras, restaurantes e empórios. Todavia, esse selo somente será fornecido após a confirmação com quem eventualmente produz para esses estabelecimentos. O objetivo é valorizar os espaços que exercem um comércio justo e direto, fortalecendo a agricultura local.

Para Marina Stern, do estabelecimento Minu Fitoalquimias, receber ambos os selos "foi extremamente gratificante. Tanto pelo reconhecimento da importância do meu trabalho, quanto pela beleza de ver esse movimento de apoio à agricultura familiar", pontua. "É por meio deste mapeamento e da divulgação desses espaços que as pessoas podem fazer escolhas mais conscientes", completa.

Os interessados em conhecer mais sobre a iniciativa ou solicitar um selo podem acessar a área de contato da plataforma Sampa+Rural: https://sampamaisrural.prefeitura.sp.gov.br/contato
e enviar uma mensagem. A equipe do projeto entrará em contato para dar prosseguimento à solicitação e confirmar as informações.