SP Capital Mundial da Gastronomia recebe inscrições de reportagens para sua 24ª edição até 10 de setembro

Guta Chaves passa a compor o júri que elege os melhores trabalhos jornalísticos produzidos sobre a gastronomia paulistana

Como forma de refletir a diversidade da gastronomia paulistana, que contempla mais de 50 países, a Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) criou, em 1997, o Troféu São Paulo: Capital Mundial da Gastronomia, que seleciona os melhores trabalhos jornalísticos em treze categorias, como reportagens veiculadas em jornal, revista, rádio, TV e internet, foto publicada em jornal, revista ou internet, guia da cidade de São Paulo, programa televisivo especializado, revista especializada (incluindo publicações de sindicatos e associações do setor), trabalhos de universitários dos cursos de Turismo, Gastronomia, Hotelaria e Jornalismo e aplicativos.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas virtualmente até o dia 10 de setembro por e-mail, a ser enviado para trofeugastronomia@saopaulo.sp.leg.br com a ficha de inscrição e demais documentos disponíveis no site: www.saopaulo.sp.leg.br/gastronomia . Podem concorrer os trabalhos publicados ou veiculados durante período de 12 de setembro de 2020 a 10 de setembro de 2021.

A jornalista gastronômica Guta Chaves, coordenadora do Observatório da Gastronomia, é a representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET) no júri da premiação. Atuou em veículos como as revistas Gula e Prazeres da Mesa e o Portal IG Comida. Em 2014, foi vencedora do Prêmio Jabuti com o livro “Expedição Brasil Gastronômico” e em 2020 recebeu o troféu SP Capital Mundial da Gastronomia como melhor podcast com Panela Digital.

“É uma grande honra estar nesse júri que premia as melhores reportagens sobre gastronomia da cidade de São Paulo. Além dos estabelecimentos diversos, a cidade tem uma grande cadeia produtiva ligada ao setor, que gera oportunidades de negócios e uma ampla oferta de opções. O jornalismo gastronômico reflete tudo isso e ainda antecipa tendências”, explica Guta Chaves.

“O Observatório da Gastronomia tem a missão de fortalecer a cadeia da alimentação e da gastronomia na cidade de São Paulo. Para isso, acompanha com atenção todas as novidades por meio da escuta de profissionais do setor, pesquisas e pela imprensa, que é um dos termômetros do que está acontecendo de mais atual e impactante”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “A presença do Observatório no júri do prêmio é uma contribuição que traz toda sua experiência e olhar apurado a essa importante iniciativa”, completa.

Os vencedores de cada categoria recebem a “Salva de Prata” e menções honrosas a critério da comissão e serão conhecidos durante Sessão Solene de premiação, que acontecerá na própria Câmara Municipal até o fim deste ano em data a ser anunciada.