Prefeitura de São Paulo oferece cursos virtuais e gratuitos de Confeitaria e Panificação

Objetivo dos cursos é auxiliar os novos empreendedores a dar os primeiros passos no setor gastronômico

A pandemia da Covid-19 trouxe desafios profissionais e reflexões sobre a carreira para muitas pessoas. Neste contexto, a busca por uma nova posição no mercado de trabalho como microempreendedor ou, até mesmo, o chamado para a realização do sonho de trabalhar com algo novo se tornaram parte do cotidiano dos trabalhadores.

Seja qual for a motivação, o fato é que muitas pessoas passaram a vender alimentos preparados em casa como uma forma de obter renda. Para ampliar os conhecimentos destes novos cozinheiros ou até mesmo iniciar algumas pessoas neste universo, a Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional – Cosan, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET), lança dois novos cursos no Portal do Cate, em formato virtual e gratuito.

“O Portal do Cate é um espaço democrático para o aprendizado de muitas atividades, ampliando os talentos e competências que as pessoas já possuem, mas podem desconhecer”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “A pandemia impôs uma nova rotina de trabalho a muitas famílias e aprender a preparar alimentos para vender tornou-se uma oportunidade que gera renda e movimenta a economia”, conclui.

Os cursos “Panificação: aprenda técnicas básicas para vender pães caseiros” e “Confeitaria: aprenda técnicas básicas para vender bolos da sua casa” são acessíveis pelo computador, tablet e até celular. Cada curso dá um panorama sobre as principais práticas para quem quer começar a preparar diversos tipos de pães, doces e bolos.

O curso de Confeitaria totaliza 7 horas e está dividido em três módulos. Inicialmente, é apresentado um panorama do mercado de trabalho no setor; no módulo seguinte, técnicas e conceitos básicos de confeitaria. A última parte auxilia o confeiteiro a tornar-se empreendedor, com dicas sobre como vender e promover o produto.

O curso de panificação segue os mesmos parâmetros adaptados para a atividade com receitas, dicas de conservação dos produtos, cálculo de ingredientes e modos de preparo específicos.

Quem concluir o curso, com aproveitamento mínimo de 70%, recebe certificado.

Acesse: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/

 

Texto: Giovanna Longo

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais