OGM divulga novo modelo de balanço para o 3º trimestre de 2016

Relatório da Ouvidoria Geral do Município traz diversos tipos de comparativos entres os indicadores

De julho a setembro deste ano, a OGM realizou 12.190 atendimentos via telefone, dos quais 755 foram protocolados. O número representa 30% do total das demandas que foram à frente – 2.511, valor menor que as 3.773 do trimestre anterior, devido ao aperfeiçoamento dos filtros de atendimento. Esses dados, assim como outras informações relativas ao 3º trimestre de 2016, podem ser conferidos no novo “Relatório de manifestações da Ouvidoria Geral do Município de São Paulo”, divulgado nesta sexta-feira (02) para consulta online.

O relatório é o primeiro dos trimestrais a apresentar novo modelo, com diagramação e infográficos que facilitam a visualização dos dados. Dividido em 85 páginas, o balanço faz um mapeamento do total de manifestações no município e também se dedica à análise dos números recepcionados na OGM em relação ao atendimento prestado pelas subprefeituras.

Sé, Ipiranga, Butantã, Santana/Tucuruvi e Penha foram, respectivamente, as subprefeituras que reuniram o maior número de manifestações, todas elas ultrapassando cem. Apenas a Sé concentrou 152, representando 7,78% do total. Por outro lado, Cidade Tiradentes e Perus apresentaram o menor número de demandas – sete para cada uma.

As naturezas que tiveram mais manifestações foram “via pública” e “jardinagem”, somando 31,3% do total.

Já as reduções mais representativas partiram da Sé, onde foram registradas seis manifestações a menos envolvendo escolas, e na Lapa, que também teve sensível diminuição para as reclamações referentes à capinação.

Para entrar em contato com a Ouvidoria, o munícipe preferiu recorrer mais ao formulário eletrônico, que ficou à frente do atendimento pelo telefone por 434 protocolos. A avaliação das ligações, ainda assim, é satisfatória: 51,72% dos usuários classificaram o atendimento como excelente e outros 35,54% o consideraram bom. Confira o novo modelo de relatório aqui.