4º Congresso Compliance discutirá impactos da lei anticorrupção nas empresas

Prefeitura de São Paulo foi uma das primeiras do país a regulamentar a lei nº 12.846/13, que prevê duras penas para as empresas que se beneficiarem de atos ilícitos contra a administração pública


O controlador geral do Município de São Paulo, Mário Vinícius Spinelli, participa no dia 24 de setembro, às 11h, do 4º Congresso Compliance. O evento discutirá os impactos da lei nº 12.846/13, conhecida como lei anticorrupção, no setor empresarial.

Em sua apresentação, Spinelli abordará a regulamentação da nº 12.846/13 pela Prefeitura de São Paulo e apresentará as iniciativas da Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM-SP) na prevenção e combate à corrupção.

A Prefeitura de São Paulo foi uma das primeiras do país a regulamentar a lei anticorrupção, que permitirá a aplicação de multas de até 20% do faturamento bruto às empresas que se beneficiarem de atos ilícitos contra a administração pública.

Um dos aspectos mais importantes da nova lei é a chamada responsabilidade objetiva, que possibilita a punição independentemente de dolo (vontade de realizar a conduta) ou culpa (por negligência, imprudência ou imperícia). As sanções também poderão ser aplicadas caso o ato ilícito seja cometido por funcionários, despachantes, fornecedores ou qualquer outro intermediário.

O decreto que regulamentou a lei no Município atribuiu exclusivamente à Controladoria a competência para instaurar sindicâncias e conduzir os processos administrativos para apurar a responsabilidade das empresas em atos ilícitos envolvendo o município. Além de propiciar maior segurança jurídica, a concentração da atribuição tem o objetivo de permitir a uniformização de entendimentos e facilitar a capacitação dos servidores envolvidos. Os procedimentos poderão ser instaurados por iniciativa da própria controladoria ou a partir de denúncias.

 4º Congresso Compliance

Quando: 24 a 26 de setembro de 2014
Onde: Hotel Tryp Paulista - Rua Haddock Lobo, 294 - São Paulo
Veja a programação completa

Veja também:
>>> Arrecadação da Prefeitura de SP com o ISS-Habite-se cresce 74% após ação da Controladoria
>>> Folha de S.Paulo destaca eficiência da CGM-SP e sugere que modelo seja replicado
>>> MP-SP denuncia 11 por esquema de corrupção que desviou recursos do ISS