Quem é quem na SMTE

 

Secretária Municipal de Trabalho e Empreendedorismo

Aline Cardoso é graduada e pós-graduada em Relações Internacionais. Atuou como coordenadora de projetos na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Trabalhou como assessora parlamentar na Câmara Municipal de São Paulo, atuando também na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Dirigiu a empresa de consultoria e projetos internacionais Orbiz. Ao longo de sua carreira, trabalhou principalmente com atividades de fomento ao desenvolvimento econômico e à geração de trabalho e renda.
Aline Cardoso foi eleita vereadora no seu 1º mandato em 2016, com 25.469 votos.
Nomeada pelo Prefeito de São Paulo, João Dória, em julho de 2017, como Secretária de Trabalho e Empreendedorismo, Aline Cardoso tem como objetivo a criação de novas oportunidades, com investimento na economia criativa e colaborativa, a qual considera pouco explorada.
A secretária defende principalmente as bandeiras de apoio ao empreendedorismo, a capacitação de jovens, a economia criativa, além de sustentabilidade e empoderamento feminino, propostas que ajudam tornar São Paulo em uma cidade mais humana e igualitária, valorizando e desenvolvendo seus talentos.
 

Secretária Adjunta do Trabalho e Empreendedorismo

Juliana Natrielli Ribeiro dos Santos é formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Antes de ingressar na vida política, ela atuou por 14 anos em diferentes empresas do setor jurídico e previdenciário. A secretária adjunta trabalhou na empresa Matel Produções, de julho de 2006 até dezembro de 2016, atuando na área de relacionamento institucional, planejando estratégias da empresa, além de exercer funções administrativas e de recursos humanos.

É fundadora e ex-presidente do Instituto de Formação de Líderes de São Paulo (IFL), gestão 2011-2012. Foi membro do IEE – Instituto de Estudos Empresariais de São Paulo – de 2008 a 2010.

Desde janeiro de 2017, Juliana Natrielli Ribeiro dos Santos exerce o cargo de Secretária adjunta de Trabalho e Empreendedorismo.
 

Chefe de Gabinete

Pedro Somma é formado em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo. Desde então, já empreendia coordenando projetos sociais de educação e cultura, além de ter dirigido um jornal acadêmico. Ainda durante a faculdade, atuou nas áreas de logística e de Comercial de grandes empresas, onde participou, ao lado da alta gestão, de projetos estratégicos de reestruturação de processos e sustentabilidade, tendo entregue resultados de grande impacto no dia a dia da empresa.

Em 2013, Pedro migrou para uma startup e, ao longo de 3 anos e meio, liderou diversas etapas importantes da startup. Nesse processo, assumiu a área de Relações Governamentais, ficando a frente das relações com prefeituras, legisladores, associações, sindicatos, motoristas e outros atores fundamentais para as discussões sobre mobilidade urbana, tecnologia e inovação. Em 2015, acumulou a funções importantes em associações e colegiados públicos.

Em 2017, decide empreender no setor público e se junta ao gabinete da Vereadora Aline Cardoso para atuar nas discussões sobre startups e empreendedorismo. Acompanhando a vereadora, assume a Chefia de Gabinete da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo com a missão de modernizar a gestão pública, tornando-a mais eficiente, eficaz e inovadora.