Seu navegador não suporta javascript!
Barra de Impressão

Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo


  • Início
  • Secretarias
  • Trabalho / Organização


    Organização

    Conheça estrutura da SMTE

    A Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE) é composta pelas Coordenadorias: Desenvolvimento Econômico; Trabalho; Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan) e pela Supervisão Geral de Empreendedorismo. 

    • A Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico é responsável por planejar, coordenar e implementar planos e projetos de desenvolvimento econômico na Cidade de São Paulo. Tais projetos contemplam a qualificação profissional, o incremento da inovação para a competitividade, promovendo oportunidades às empresas e pessoas, gerando emprego e renda.
    • A Coordenadoria do Trabalho (CT) é responsável pelas unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) que atendem a população de todas as regiões da capital paulista. Também faz parte da CT, a Supervisão Geral de Qualificação (SGQ), responsável pelo Programa Operação Trabalho (POT) e Bolsa Trabalho (BT) - que oferecem cursos voltados ao público em situação de vulnerabilidade social.
       
    • A Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan) é a área responsável pela implementação de programas, projetos e ações, em Abastecimento e Segurança Alimentar e Nutricional, do município de São Paulo. Ela visa garantir a toda a população da cidade, condições de acesso a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente, de modo permanente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, além de contribuir de maneira efetiva para a qualidade de vida da população, desde a produção de alimentos até o consumo.

      Cabe à Cosan, também, a organização, administração e fiscalização das atividades relativas ao abastecimento de gêneros alimentícios de São Paulo. É de responsabilidade desta coordenadoria: 15 Mercados Municipais, 17 Sacolões, 5 Mercados de Flores, 873 Feiras Livres, o Departamento de Agricultura e Abastecimento e o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan), onde está localizado o Programa Banco de Alimentos.

     

    • A Supervisão Geral de Empreendedorismo promove o curso do Projeto Fábrica Verde, que viabiliza conhecimentos com relação á formação de jardinagem e cultivo no meio urbano, utilizando de ferramentas como a Permacultura Urbana e a autogestão para incentivar a qualificação de fornecedores de serviço e futuros empreendedores no ramo de jardinagem, paisagismo sustentável.

    Criação de aglomerados humanos sustentáveis, utilizando recursos locais na sua implantação com o mínimo impacto e maior aproveitamento energético e relação mais equilibrada e otimizada entre humanos e natureza.

    Os Núcleos de Desenvolvimento Local constituem organizações da sociedade civil independentes do poder público. São compostos por empresas, sindicatos, instituições de ensino e pesquisa e organizações sociais, de cada região, bem como a representação do Poder Público local (Subprefeituras) e Municipal. Surgem através de iniciativa do poder público por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE), como uma política de desenvolvimento local para regiões periféricas da cidade.


    • Copyright
    • SAC