Share

Organização

Conheça estrutura da SMTE

A Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE) é composta pelas Coordenadorias: Desenvolvimento Econômico; Trabalho; Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan) e pela Supervisão Geral de Empreendedorismo. 

O Programa Operação Trabalho (POT) que oferece cursos voltados ao público de alta vulnerabilidade social; e oficinas gratuitas realizadas semanalmente com duração de 45 minutos, ministradas por psicólogos e assistentes sociais com objetivo de orientar e dar dicas que contribuam para a melhora do perfil profissional.

O Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual do Trabalhador (PACET) promove a conciliação entre credores e devedores realizando acordo de quitação de dívidas - serviço oferecido apenas nas unidades fixas do CATe. O Programa Inclusão Eficiente promove políticas de capacitação e de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

A Capacitação Ocupacional  oferece cursos teóricos e práticos (com ou sem bolsa) em parceria com o poder público e/ou iniciativa privada, destinados à qualificação de profissionais nas funções requisitadas no mercado de trabalho.

Criação de aglomerados humanos sustentáveis, utilizando recursos locais na sua implantação com o mínimo impacto e maior aproveitamento energético e relação mais equilibrada e otimizada entre humanos e natureza.

Os Núcleos de Desenvolvimento Local constituem organizações da sociedade civil independentes do poder público. São compostos por empresas, sindicatos, instituições de ensino e pesquisa e organizações sociais, de cada região, bem como a representação do Poder Público local (Subprefeituras) e Municipal. Surgem através de iniciativa do poder público por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE), como uma política de desenvolvimento local para regiões periféricas da cidade.