Prefeitura abre vagas para artesãos venderem em lojas físicas

Empreendedores do Mãos e Mentes Paulistanas poderão comercializar seus produtos no Shopping Center 3 e no Mercadão das Flores

 

Artesãos e manualistas da cidade de São Paulo podem se inscrever para comercializarem e divulgarem produtos manuais de produção própria nas unidades oficiais do Mãos e Mentes Paulistanas, programa de artesanato e manualidades da Prefeitura de São Paulo. As novas turmas do quiosque do Mãos e Mentes no Mercadão das Flores, localizado na Vila Leopoldina, zona oeste, e na loja no Center 3, Av. Paulista, região central da cidade, estão com inscrições abertas aqui e aqui, respectivamente, até 20 de abril.

A iniciativa da Prefeitura de São Paulo atua no desenvolvimento do setor de artesanato e manualidades da Capital, estimulando a geração de renda de empreendedores manuais ao promover capacitação profissional e empreendedora e oportunidades comerciais para artesãos e manualistas da Capital.

Em três meses de participação, os selecionados irão ocupar os espaços físicos de maneira colaborativa, com a possibilidade de divulgar e vender produtos manuais de produção própria. A ação também é uma oportunidade de aprendizado de técnicas de vendas, aceitação dos produtos e relacionamento com o cliente, uma vez que os artesãos também atuarão como vendedores voluntários.

 

Serão selecionados 50 artesãos e manualistas para o período de 01 de junho a 31 de agosto de 2024 no Shopping Center 3. Já o quiosque do Mercadão Flores selecionará 30 empreendedores do artesanato para o período de 05 de junho a 04 de setembro de 2024. 

 

Condições de participação

Para participar é necessário estar credenciados no programa Mãos e Mentes Paulistanas e ter concluído a qualificação empreendedora das turmas 1 a 15 ou ter concluído alguns cursos da qualificação empreendedora, sendo que  para a loja é necessário ter certificação nos seis módulos: Planejamento Financeiro,  Planejamento de Coleção, Modelagem de Negócios, Planejamento de Futuro, Presença Digital e  Parcerias e Formalização. Já para o quiosque é necessário a certificação em apenas quatro: Modelagem de negócio; Planejamento de coleção; Planejamento financeiro e Parcerias e formalização.

 

Outras exigências de participação são ter disponibilidade de trabalho voluntário presencial em escalas semanais pré-definidas e possuir CNPJ ativo em nome próprio ou no quadro societário (CNPJ de terceiros não será permitido). 

 

O processo seletivo é realizado por meio de uma curadoria dos produtos confeccionados manualmente pelos artesãos. A avaliação dos curadores passa pelos critérios de técnica, segmento, acabamento, matéria-prima utilizada, criatividade, design e regionalidade.

 

Qualificação empreendedora

A qualificação empreendedora do Mãos e Mentes Paulistanas é uma formação gratuita e on-line que oferece uma capacitação completa voltada à gestão e desenvolvimento do negócio artesanal ao longo de sete cursos livres: modelagem de negócios; planejamento de coleção; planejamento financeiro; parcerias e formalização; planejamento de futuro; presença digital e segurança do trabalho.

 

Os cursos são pré-requisitos para participação nas oportunidades de comercialização oferecidas pelo Mãos e Mentes. Quando liberado, cada curso fica aberto para acesso e conclusão por uma semana, de segunda-feira a domingo. Depois de encerrados serão abertos posteriormente. Interessados na qualificação empreendedora podem se cadastrar na plataforma da qualificação para acessar o conteúdo disponível pelo link.

 

Cursos obrigatórios para as oportunidades comerciais
Feiras de artesanato:
- Modelagem de negócio
- Planejamento de coleção

Quiosques:
- Modelagem de negócio
- Planejamento de coleção
- Planejamento financeiro
- Parcerias e formalização
Lojas:
- Modelagem de negócio
- Planejamento de coleção
- Planejamento financeiro
- Parcerias e formalização
- Planejamento de futuro
- Presença digital

Sobre o Mãos e Mentes Paulistanas

Lançado em 2019 pela Secretaria Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, o Mãos e Mentes Paulistanas oferece oportunidades de comercialização e qualificação empreendedora, com o objetivo de desenvolver o setor do artesanato e manualidades da cidade.

Além de feiras de artesanato em todas as regiões da Capital, a iniciativa conta com cinco pontos fixos de venda localizados nos Shoppings Center Norte, Metrô Itaquera, Center 3, Light e Mercadão das Flores. Todos os participantes são empreendedores manuais da cidade credenciados e qualificados pelo Mãos e Mentes.

Interessados em se credenciar e participar das ações do Programa podem se inscrever pelo link.

Serviço

Inscrições para a 7ª turma - Shopping Center 3

Local: Shopping Center 3
Endereço: Av. Paulista, 2.064 - Cerqueira César - São Paulo - SP
Inscrições até 20 de abril às 23h59 pelo link

Período de participação: 01 de junho a 31 de agosto de 2024

Vagas: 50

 

Inscrições para a 12ª turma - Mercadão das Flores

Local: Mercadão das Flores
Endereço: Rua Hayden, 105 - Vila Leopoldina - São Paulo - SP
Inscrições até 20 de abril às 23h59 pelo link

Período de participação: 05 de junho a 04 de setembro de 2024

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais