Mutirão para pessoas com deficiência na zona leste conta com oportunidades de emprego e geração de renda

No sábado (06), mais uma edição do Inclui Sampa nos Bairros, da Prefeitura de São Paulo, leva para a Cidade Tiradentes diversos serviços públicos destinados a PCDs

 

Neste sábado (06), acontece a 6ª edição do Inclui Sampa nos Bairros, mutirão de serviços públicos dedicados a pessoas com deficiência (PCDs) que percorre diversas regiões da cidade de São Paulo. Dessa vez, o evento ocorre no CEU Barro Branco, no bairro de Cidade Tiradentes, extremo leste da Capital, das 9h às 15h. A iniciativa da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência reúne atendimento voltado à saúde, cidadania, assistência social e também empregabilidade.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho estará presente com o Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo – e com a Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, para oferecer ao público orientações e oportunidades de capacitação, emprego e geração de renda.

Nas vans do Cate Móvel, quem comparecer encontra encaminhamento para vagas de emprego inclusivas para pessoas com deficiência, além de orientações para a emissão da carteira de trabalho digital, sobre os cursos gratuitos do Portal Cate, sobre formulação de currículo adequado para o mercado de trabalho, entre outras coisas.

No total, estarão disponíveis mais de 30 vagas destinadas a PCDs. Os cargos com a maior concentração delas são de auxiliar de limpeza, auxiliar de expedição em escritórios e atendente de lanchonete. É necessário ter completado pelo menos o ensino fundamental. Os salários vão de R$ 1.412 a R$ 1.894.

No local também estarão presentes os analistas de negócios da Ade Sampa, com atendimento focado em empreendedores, cursos voltados ao desenvolvimento de negócios e suporte ao MEI – Microempreendedor Individual. Além da formalização, poderá ser realizada a regularização de dívidas do MEI, declaração anual e informações sobre solicitação de microcrédito. Os técnicos ainda irão auxiliar na indicação de programas de impulsionamento de negócios e da rede de coworking Teia, que possui estrutura gratuita para reuniões e formação de pequenos empresários, entre outras.

Para ser atendido, é importante levar o RG, CPF e carteira de trabalho (que pode ser o modelo digital).

Inclui Sampa
O Inclui Sampa nos Bairros já percorreu as zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, levando praticidade nos serviços que a Prefeitura de São Paulo oferece para a população com deficiência. As edições somam, juntas, mais de 10 mil atendimentos, e quase 8 mil pessoas já passaram por elas.

A SMPED levará dois serviços, a Paraoficina Móvel: uma van que conta com manutenção e reparos gratuitos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, como muletas, bengalas e andadores.

Além da emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, que possui a finalidade de auxiliar na identificação da pessoa diagnosticada com TEA e, assim, agilizar ou priorizar seu atendimento em serviços públicos e privados.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará multivacinação, auriculoterapia, testagem em IST, orientação e distribuição de materiais, orientações sobre primeiros socorros, entre outras ações.

Orientação e recebimento de documentos para a solicitação do Bilhete Único para pessoa com Deficiência e Atende+ serão oferecidos pela Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM) e SPTrans.

Serviço

Inclui Sampa nos Bairros – Zona Leste
Dia: 06/04
Horário: das 9h às 15h
Local: CEU Barro Branco
Endereço: Rua Salvador Vigano, 100 - Conj. Hab. Barro Branco II

 

 

 

Por Camila Sales Machado 

 

Siga a SMDET nas redes sociais