Prefeitura de São Paulo abre inscrições para novas feiras de artesanato de abril

Ações do Mãos e Mentes Paulistanas vão acontecer em 19 pontos da Capital

A Prefeitura de São Paulo está com inscrições abertas para mais três feiras de artesanato que acontecerão em abril. Podem se inscrever artesãos e manualistas credenciados no Mãos e Mentes Paulistanas, programa de apoio ao setor de artesanato e manualidades da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

As inscrições para as feiras no Mercado Municipal de São Miguel Paulista (zona leste), e na Av. Cruzeiro do Sul, em Santana (zona norte), podem ser realizadas aqui e aqui, respectivamente, até o dia 04 de abril. Já a feira na Av. Faria Lima, em Pinheiros (zona oeste), encerra as inscrições no dia 08 de abril neste link.

 

Os três novos eventos se juntam ao calendário de ações de artesanato de abril do programa Mãos e Mentes ao lado de outras 16 localidades, cujas feiras já estão com inscrições encerradas. Ao todo, serão oferecidas mais de 620 vagas para empreendedores manuais da cidade de São Paulo durante este mês.

 

Critérios de participação

 

A participação nos espaços é gratuita. Além disso, o programa ainda oferece a estrutura necessária ao artesão durante a feira. Para se candidatar, o empreendedor manual deve ser credenciado no Mãos e Mentes, vender apenas peças feitas à mão de produção própria, possuir certificados das turmas 01 a 15 ou dos cursos “Modelagem de negócios” e “Planejamento de coleção” da qualificação empreendedora do programa, bem como ter a disponibilidade de estar no evento durante o período de realização.

 

A seleção para cada uma das ações é feita por meio sorteios ao vivo, transmitidos no canal do Mãos e Mentes Paulistanas no YouTube. Empreendedores manuais interessados em participar das ações do programa podem fazer o cadastro para o credenciar pelo link

 

Novos critérios de participação

A partir de 1 de abril de 2024, dois cursos de qualificação empreendedora do Mãos e Mentes (Modelagem de negócio e Planejamento de coleção) passarão a ser obrigatórios como parte dos critérios de participação das feiras de artesanato realizadas pelo programa. Este critério já é válido para as inscrições das feiras de abril.

Gratuito e on-line, a formação oferece uma capacitação completa voltada à gestão e desenvolvimento do negócio artesanal ao longo de sete cursos, divididos pelos temas: planejamento financeiro e de futuro, desenvolvimento de coleção, modelagem de negócios, presença digital, formalização e segurança no trabalho.

Quando liberado, cada curso fica aberto para acesso e conclusão por uma semana, de segunda-feira a domingo. Depois de encerrados serão abertos posteriormente. Nesta semana (1 a 7 de abril), os empreendedores poderão assistir às aulas dos cursos obrigatórios para inscrições em feiras: “Modelagem de negócio” e “Planejamento de coleção”.

Interessados na qualificação empreendedora podem se cadastrar na plataforma da qualificação para acessar o conteúdo disponível pelo link.

Sobre o Mãos e Mentes Paulistanas

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, conta com um programa de apoio ao setor de artesanato e manualidades da Capital, o Mãos e Mentes Paulistanas. 

Lançada em 2019, a iniciativa tem como objetivo a melhoria da atividade econômica e social de empreendedores artesanais da cidade. O programa promove diversas atividades que buscam desenvolver o setor de artesanato e manualidades, além de estimular a inclusão produtiva, o acesso ao mercado e a geração de renda dos trabalhadores manuais.

O Mãos e Mentes atua por três eixos principais, como o cadastramento municipal de empreendedores do setor; a promoção de cursos de capacitação empreendedora; e o acesso ao mercado e participação em eventos. Para utilizar os serviços e recursos oferecidos, é necessário estar credenciado no programa.

Serviço

Inscrição - Feiras de artesanato do mês de abril

Feira de Artesanato Cruzamento R. Leite de Morais com Av. Cruzeiro do Sul
Inscrições até 4 de abril de 2024 pelo link
Datas dos eventos: 08 a 12 de abril e 22 a 26 de abril de 2024
Horário: 10h às 17h
Local: Cruzamento entre a R. Leite de Morais com Av Cruzeiro do Sul
Endereço: Cruzamento entre a R. Leite de Morais com Av Cruzeiro do Sul, Santana (Ao lado da estação Santana do metrô)

Feira de Artesanato Mercado Municipal de São Miguel Paulista
Inscrições até 4 de abril de 2024 pelo link
Datas dos eventos: 08 a 12 de abril e 22 a 26 de abril de 2024
Horário: 10h às 17h
Local: Mercado Municipal de São Miguel Paulista
Endereço: Av. Marechal Tito, 567 (em frente ao Mercado Municipal), Cidade Nitro Operária (zona leste)

Feira de Artesanato Av. Faria Lima
Inscrições até 8 de abril de 2024 pelo link
Datas dos eventos: 15 a 19 de abril de 2024
Horário: 10h às 17h
Local: Av. Brigadeiro Faria Lima
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 949 - Pinheiros (zona oeste)


 

 

Siga a SMDET nas redes sociais