Artesãos paulistanos poderão se qualificar em planejamento financeiro e formalização

Empreendedores manuais vão aprender a precificar produtos artesanais e entender os benefícios da formalização

A Prefeitura de São Paulo oferece mais dois cursos livres de empreendedorismo para os artesãos da Capital. “Planejamento financeiro” e “Parceiras e formalização” são os temas desta semana. Os cursos fazem parte da Qualificação Empreendedora do Mãos e Mentes Paulistanas, iniciativa  da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que atua no desenvolvimento do setor de artesanato e manualidades da Capital, promovendo acesso ao mercado e capacitação profissional.

Gratuita e on-line, a formação oferece uma capacitação completa voltada à gestão e desenvolvimento do negócio artesanal ao longo de sete cursos, divididos pelos temas: modelagem de negócio, planejamento de coleção; planejamento de futuro; presença digital; planejamento financeiro; formalização e parcerias; e segurança do trabalho. 

 

“Os cursos de empreendedorismo oferecidos pela Prefeitura de São Paulo são mais do que oportunidades de aprendizado; são passos decisivos em direção ao fortalecimento do setor artesanal da Capital. Ao abordar temas como planejamento financeiro e formalização de parcerias, estamos capacitando os artesãos a gerir seus negócios com eficiência e sustentabilidade, impulsionando assim o crescimento e a profissionalização do mercado artesanal paulistano” declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

 

Durante a jornada formativa, o participante vai aprender a definir metas e objetivos, a organizar o setor financeiro e a produção artesanal, a comercializar em diversos canais de venda (offline e online), a estabelecer parcerias e a colocar preço em produtos artesanais. 

 

A formação é oferecida semanalmente, cada semana com uma temática diferente. Os cursos ficarão abertos para acesso e conclusão de segunda-feira a domingo. Depois de encerrados, serão abertos novamente em momento posterior. A partir da próxima segunda, dia 07 de abril, os empreendedores poderão assistir às aulas de “Planejamento financeiro” e “Formalização e parcerias”.

 

Em “Planejamento financeiro”, o artesão ou manualista irá se capacitar para organizar, construir e seguir um planejamento financeiro profissional do seu ateliê. Além disso, também irá aprender a colocar o preço adequado em produtos artesanais, com o passo a passo mais completo e atualizado do mercado. 

 

Já no curso de “Formalização e parcerias”, o objetivo é apresentar os benefícios da formalização para o artesão e como ele pode fazer isso. Nesta etapa, o empreendedor também aprenderá a estabelecer boas parcerias para o seu negócio.

 

Para participar, é necessário criar um cadastro na plataforma de qualificação do programa para depois acessar os módulos disponíveis. Os interessados podem fazer o cadastro pelo link quando preferirem, uma vez que o curso estará disponível continuamente com conteúdo sendo liberado toda semana. Não é necessário concluir um módulo anterior para acessar os próximos, pois todos são independentes entre si. 

 

Aulas de revisão ao vivo

Com conteúdo gravado, as aulas poderão ser feitas em qualquer dia e horário, por meio de dispositivos fixos e móveis, durante o período que o curso permanecer aberto na plataforma.

Também será oferecida uma monitoria on-line ao vivo com revisão de cada curso, com o objetivo de complementar o conteúdo, tirar dúvidas e promover a interação dos participantes. 

Nesta semana, as aulas de revisão serão realizadas no dia 10 de abril, quarta-feira, das 19h às 21h, pelo no canal do Mãos e Mentes Paulistanas do YouTube. Enquanto a aula de “Planejamento financeiro” começará às 19h, a aula de “Formalização e parcerias” está prevista para às 20h com finalização às 21h, ambas pelo mesmo link.

Não é necessário ser artesão ou manualista credenciado no Mãos e Mentes Paulistanas para participar do curso. Empreendedores manuais interessados em participar de outras ações do programa podem fazer o credenciamento pelo link.

Oportunidades comerciais
Além do credenciamento no Mãos e Mentes, os cursos da Qualificação Empreendedora também são parte dos pré-requisitos para participação nas oportunidades de comercialização oferecidas pelo programa, como feiras e eventos de artesanato e os espaços fixos de vendas localizados em shoppings e centros comerciais.

Todos os cursos, com exceção do “Segurança do trabalho”, são pré-requisitos para participação nas lojas do Programa. Já para os quiosques é necessário concluir os quatro módulos sobre “Modelagem de negócio”, “Desenvolvimento de coleção”, “Planejamento de futuro” e “Parcerias e formalização”

No caso das feiras de artesanato, os cursos modulares “Modelagem de negócios” e  “Planejamento de coleção” são obrigatórios desde 1 de abril de 2024.

Por fim, além da programação semanal de feiras, o Mãos e Mentes conta também com três quiosques localizados nos Shoppings Center Norte, Itaquera e Mercadão das Flores, bem como três lojas localizadas nos Shoppings Light, Center 3 e Mais Shopping.

Cursos obrigatórios para as oportunidades comerciais
Feiras de artesanato:
- Modelagem de negócio
- Planejamento de coleção

Quiosques:
- Modelagem de negócio
- Planejamento de coleção
- Planejamento financeiro
- Parcerias e formalização
Lojas:
- Modelagem de negócio
- Planejamento de coleção
- Planejamento financeiro
- Parcerias e formalização
- Planejamento de futuro
- Presença digital

 

Serviço
Qualificação Empreendedora - Mãos e Mentes Paulistanas

Cadastro para os cursos pelo site:
https://pmmsp.eadplataforma.app/register/

 

Programação dos cursos de abril:

08/04 a 14/04 - Planejamento financeiro e Parcerias e formalização

15/04 a 21/04 - Planejamento de futuro e Presença digital

22/04 a 28/04 - Segurança do trabalho

Assista às aulas de revisão desta semana:
“Planejamento financeiro” e “Parcerias e formalização”
10 de abril, das 19h às 21h, pelo link

https://bit.ly/c6_semana2

 
 
 
 
 

 

Siga a SMDET nas redes sociais