Encontro reúne mais de 2 mil mulheres do Programa Mães Guardiãs no Memorial da América Latina

Prefeitura de São Paulo proporcionou dois dias de capacitação profissional às participantes, que também tiveram acesso a vagas de emprego, orientações sobre elevação de escolaridade, geração de renda, entre outras.

Mais de duas mil mulheres passaram pelo Memorial da América Latina nos dias 27 e 28 de março para participar do Encontro das Mães Guardiãs, programa da Prefeitura de São Paulo para geração de renda e capacitação profissional de mulheres em vulnerabilidade social. Durante dois dias as participantes tiveram acesso a vagas de emprego, palestras, orientações sobre elevação de escolaridade, atendimento de saúde, beleza, entre outros. Também ocorreram inserções de novas beneficiárias no POT - Programa Operação Trabalho.

Na abertura do encontro, na quarta (27), o prefeito Ricardo Nunes anunciou que os trabalhos de combate à dengue terão reforço de mais 10 mil pessoas do POT - Programa Operação Trabalho. “A atividade de vocês, Mães Guardiãs, está intrinsecamente ligada ao que é a Prefeitura de São Paulo hoje, que é cuidar das pessoas”, destacou o prefeito durante o evento. “O meu olhar é mais especial para as pessoas que mais precisam, é ali que eu dedico muito mais da minha energia: não ter ninguém sem vaga de creche; Programa Mães Guardiãs; aumento dos equipamentos de saúde; nosso grande programa de segurança alimentar; e obras pela periferia.”

O secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, explicou que as mulheres do Mães Guardiãs sejam agentes multiplicadores para intensificar os trabalhos de combate à dengue. “Elas serão treinadas pelas equipes da Vigilância e receberão explicações sobre a importância da informação para a população. Vai ser importante porque estarão dentro do território de vocês, 80% dos criadouros estão dentro das casas”, destacou.

Profissionalização

“Incentivamos as participantes do POT a voltarem ao mercado de trabalho. O programa tem um período transitório de permanência por até dois anos, contando com capacitação e geração de renda com a finalidade de auxiliar as participantes na elevação da escolaridade e, também, na conquista do emprego. Este primeiro encontro é uma celebração pela caminhada desta iniciativa pública, que começou em plena crise pandêmica e se consolidou como uma ferramenta importante para ajudar as mulheres em vulnerabilidade social a manter suas famílias e despertarem para novos horizontes”, salienta a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

As atividades do Encontro das Mães Guardiãs finalizam as celebrações pelo Mês da Mulher e ocorreram no horário de trabalho das beneficiárias do POT, integrando a grade de formação das mães. Entre as participantes estava Mirielle Barbosa, que fez questão de utilizar os serviços oferecidos. "Estou passando em cada um dos estandes para conhecer um pouquinho de cada coisa. Já vim me maquiar e fazer a unha porque as Mães Hortas também têm que estar lindas, não só mexer na terra", brincou a beneficiária que integra uma das modalidades do POT Mães Guardiãs, que atuam em hortas educativas na rede municipal de ensino. Mirelle ainda complementa sobre sua experiência no programa: "na época que eu entrei, meu marido estava desempregado, então o POT era a única fonte de renda da casa. Então para mim não tem nada melhor. Adoro mexer na terra, nas plantas, nas hortaliças. Minhas filhas também me apoiam muito, estou trabalhando na escola de uma delas e estamos sempre pertinho, aumentou muito a parceria entre mãe e filha!".

O secretário municipal da Educação, Fernando Padula, também presente ao evento, relembrou a criação do programa durante a pandemia, como forma de auxiliar na retomada escolar e ajudar as mulheres, que estiveram entre os grupos mais afetados pela crise econômica da época. “O programa passou por uma ressignificação importante depois da pandemia, as mulheres passaram a atuar como agentes na busca ativa de alunos, ajudando na permanência e na aprendizagem dos estudantes”.

Palestras

O Memorial da América Latina também contou com uma feira com empresas do segmento de ensino técnico e universitário, de vendas diretas para geração de renda, orientação para iniciar um negócio e credenciamento para artesãs. O auditório Simon Bolívar e foyer do complexo sediaram palestras com influencers como Ana Fontes, CEO e fundadora da Rede Mulher Empreendedora, e Carol Paiffer, presidente e diretora da área de Investimentos da Atom Participações. O evento foi conduzido pela atriz Isabel Fillardis, com apresentação cultural da cantora Izzy Gordon e participação das Pastoras do Rosário.

Sobre o POT Mães Guardiãs

Realizado em parceria entre as secretarias da Educação e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o programa Mães Guardiãs foi criado em 2021 para cumprir os protocolos sanitários e integra o POT – Programa Operação Trabalho.

As Mães Guardiãs atuam em atividades para evitar a evasão escolar, como o apoio no acompanhamento da frequência escolar e as visitas domiciliares em casos necessários. A rede também conta com as Mães Guardiãs da Alimentação Escolar que trabalham apoiando nos cuidados com as hortas pedagógicas e conscientização dos estudantes sobre hábitos alimentares saudáveis. As participantes do programa recebem bolsa-auxílio de R$ 1.482,60 para seis horas diárias de atividades, de segunda a sexta-feira.

 

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais