Carnaval: Prefeitura de São Paulo realiza ação de limpeza com foco em reciclagem no Sambódromo do Anhembi, por meio do programa SP Coopera

O Programa Municipal de Apoio ao Cooperativismo (SP Coopera) atua apoiando a geração de renda e o desenvolvimento dos coletivos oferecendo qualificação, orientação técnica e assistência com equipamentos fundamentais para a realização das atividades.

 Em ação conduzida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), durante os desfiles de carnaval, nos dias 09, 10, 11, 13 e 17 de fevereiro, 60 agentes da Cooperativa Central Tietê, habilitada pela Prefeitura de São Paulo, farão a coleta de materiais recicláveis no Sambódromo do Anhembi. Todos os materiais coletados serão triados e comercializados pela cooperativa.

Em parceria com a SMDET, o encaminhamento do material coletado à cooperativa será realizado pela SELIMP - Secretaria Executiva de Limpeza Urbana, que cederá caminhões para o transporte. A SPTuris, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Turismo, e responsável pelo apoio institucional a grandes eventos, como o carnaval, preparou espaço com tendas e mesa de apoio aos cooperados, além do transporte do grupo em ônibus fretado e alimentação.

"Neste período festivo, é fundamental destacar a importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente durante as celebrações carnavalescas. Em meio à alegria e à diversão, é imprescindível que também nos preocupemos com a responsabilidade ambiental, promovendo práticas sustentáveis. As cooperativas de reciclagem desempenham um papel crucial nesse cenário. Com dedicação, comprometimento e o apoio da Prefeitura de São Paulo essas organizações poderão desempenhar um papel fundamental na coleta, separação e reciclagem de materiais, promovendo a economia circular e a redução do impacto ambiental durante a festa dos foliões paulistanos", declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Na primeira ação, pré-carnaval, realizada no último sábado (dia 03), quase 3 toneladas de resíduos foram recolhidas para reciclagem.

As ações de sustentabilidade na cidade se estendem também ao carnaval de rua, que contará com a participação de quatro cooperativas habilitadas pelo programa SP Coopera (Cooperpac, Cooperpoba, Casa do Catador e Coopere Centro) e outras três entidades ainda não habilitada (Mocuti, Grupo Divina Luz e Coopamare, esta última em fase de incubação), que juntas coordenarão os trabalhos nas centrais de coleta, organizando, pesando e separando os materiais coletados nas ruas e que serão entregues pelos caminhões da Prefeitura, que serão disponibilizados pela SELIMP - Secretaria Executiva de Limpeza Urbana, para retirada das caçambas. Esta iniciativa é fruto de uma parceria da Ambev com a Ancat - Associação Nacional dos Catadores.

SP Coopera
Em novembro de 2023, a Prefeitura de São Paulo anunciou a ampliação em 50% do número de cooperativas habilitadas para fazer a reciclagem de resíduos na cidade, que subiram de 20 para 30 para habilitadas, com o objetivo de apoiar e dar estrutura às entidades e seus trabalhadores, durante 24 meses, com apoio técnico, disponibilização de resíduos recicláveis que contribuirão para a geração de renda dos cooperados, além da possibilidade de suporte financeiro para despesas como aquisição de equipamentos de proteção individual - EPIs, contas de água, luz e aluguel.

Além das 30 cooperativas habilitadas, outras 30 iniciativas de coleta e reciclagem estão em processo de incubação, ou seja, estão recebendo capacitação e qualificação profissional com enfoque em gestão cooperativista e empresarial, suporte com formalização e apoio com consultoria para que possam ganhar autonomia.

 

Siga a SMDET nas redes sociais