Artesãos paulistanos poderão se qualificar em planejamento financeiro e formalização

Qualificação gratuita e on-line do Mãos e Mentes Paulistanas oferece formação completa voltada à gestão de negócios e empreendedorismo artesanal

A Prefeitura de São Paulo oferece mais dois cursos livres de empreendedorismo para os artesãos da Capital. Planejamento financeiro e Parceiras e formalização são os temas desta semana. A Qualificação Empreendedora é uma ação do Mãos e Mentes Paulistanas, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que atua no desenvolvimento do setor de artesanato e manualidades da Capital, promovendo acesso ao mercado e capacitação profissional.

Gratuita e on-line, a qualificação oferece uma capacitação completa voltada à gestão e desenvolvimento do negócio artesanal ao longo de sete cursos, divididos pelos temas: modelagem de negócio, desenvolvimento de coleção, planejamento de futuro, presença digital, planejamento financeiro, formalização e segurança no trabalho.

Durante a formação, o participante vai aprender a definir metas e objetivos, a organizar o setor financeiro e a produção artesanal, a comercializar em diversos canais de venda (offline e on-line), a estabelecer parcerias e a colocar preço em produtos artesanais.

Toda semana, alguns cursos serão liberados para participação. Cada curso ficará aberto para acesso e conclusão por uma semana, de segunda-feira a domingo. Depois de encerrados, serão abertos novamente em momento posterior. Nesta semana, os empreendedores poderão assistir às aulas de Planejamento financeiro e Parcerias e formalização.

Em “Planejamento financeiro”, o artesão ou manualista irá se capacitar para organizar, construir e seguir um planejamento financeiro profissional do seu ateliê. Além disso, também irá aprender a colocar o preço adequado em produtos artesanais, com um passo a passo completo e mais atualizado do mercado. Já no curso de “Formalização e parcerias”, o objetivo é apresentar os benefícios da formalização para o artesão e como ele pode fazer isso. Nesta etapa, o empreendedor também aprenderá a estabelecer boas parcerias para o seu negócio.

Para participar, é necessário criar um cadastro na plataforma para depois acessar o conteúdo disponível. Os interessados podem fazer o cadastro pelo link quando preferirem, uma vez que o curso estará disponível continuamente com conteúdo sendo liberado toda semana. Não é necessário concluir um curso anterior para acessar os próximos, todos são independentes entre si.

Aulas de revisão ao vivo
Com conteúdo gravado, as aulas poderão ser feitas em qualquer dia e horário, por meio de dispositivos fixos e móveis, durante o período que o módulo permanecer aberto na plataforma. Também será oferecida uma monitoria on-line ao vivo com revisão de cada módulo, com o objetivo de complementar o conteúdo, tirar dúvidas e promover a interação dos participantes. Nesta semana, as aulas de revisão serão realizadas no dia 14 de fevereiro, quarta-feira.

A revisão do módulo “Planejamento financeiro” irá ao ar às 19h, pelo link. Enquanto a live de “Parcerias e formalização” começará, às 20h, por este outro link do canal do Mãos e Mentes Paulistanas do YouTube.

Não é necessário ser artesão ou manualista credenciado no Mãos e Mentes Paulistanas para participar do curso. Empreendedores manuais interessados em participar de outras ações do programa podem fazer o credenciamento pelo link.


Serviço
Qualificação empreendedora - Mãos e Mentes Paulistanas
Cadastro para acesso ao conteúdo pelo site:
https://pmmsp.eadplataforma.app/register/

Programação dos cursos livres em fevereiro:
05 a 11 de fevereiro - Modelagem de negócio e Planejamento de coleção
12 a 18 de fevereiro - Planejamento financeiro e Parcerias e Formalização
19 a 25 de fevereiro - Modelagem de negócio e Planejamento de coleção
26 de fevereiro a 03 de março - Planejamento de futuro e Presença digital

Aulas de revisão ao vivo e on-line
14/02 - 19h - Planejamento financeiro, pelo link:
https://www.youtube.com/watch?v=P6WXVKXQQfI

14/02 - 19h - Parceria e formalização, pelo link:
https://www.youtube.com/watch?v=5PIKKtxoAsE

 

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais