Prefeitura de SP seleciona artesãos para atuarem em loja da cidade

Empreendedores do Mãos e Mentes Paulistanas poderão vender e expor produtos manuais no Shopping Light

A Prefeitura de São Paulo está com inscrições abertas para a nova turma de artesãos e manualistas interessados em participar da loja do Shopping Light, localizado no centro da Capital. As inscrições vão de 29 de janeiro a 4 de fevereiro pelo link.

O espaço de comercialização é parte do Mãos e Mentes Paulistanas, programa municipal da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que visa impulsionar o setor de artesanato e manualidades da cidade, promovendo oportunidades de vendas e qualificação profissional aos artesãos e manualistas paulistanos.

Nos três meses de participação, os selecionados irão ocupar a loja de maneira colaborativa, com a possibilidade de divulgar e vender produtos de produção própria. A ação também é uma oportunidade de aprendizado de técnicas de vendas, aceitação dos produtos e relacionamento com o cliente, uma vez que os artesãos também atuarão como vendedores voluntários.

Serão selecionados 50 artesãos e manualistas na loja do Shopping Light para o período de 15 de março a 14 de junho de 2024. Os artesãos atuarão na loja como voluntários por 6 horas semanais, sendo de segunda a sábado, das 09h às 15h ou das 15h às 21h, ou de domingo e feriados, das 11h às 17h.

Condições de participação
Para participar é necessário estar credenciado no programa Mãos e Mentes Paulistanas e ter concluído a qualificação empreendedora das turmas 1 a 15 ou ter concluído alguns módulos da qualificação empreendedora, sendo que para a loja é necessário ter certificação nos seis módulos: Planejamento Financeiro; Desenvolvimento de Coleção; Modelagem de Negócios; Planejamento de Futuro; Presença Digital; e Parcerias e Formalização.

Outras exigências de participação são ter disponibilidade de trabalho voluntário presencial em escalas semanais pré-definidas de 6 horas semanais e possuir CNPJ ativo em nome próprio ou no quadro societário (CNPJ de terceiros não será permitido).

O processo seletivo é realizado por meio de uma curadoria dos produtos confeccionados manualmente pelos próprios artesãos. A avaliação dos curadores passa pelos critérios de técnica, segmento, acabamento, matéria-prima utilizada, criatividade, design e regionalidade.

Qualificação empreendedora
A qualificação empreendedora do Mãos e Mentes Paulistanas é um curso gratuito e on-line que oferece uma capacitação completa voltada à gestão e desenvolvimento do negócio artesanal ao longo de sete módulos, divididos pelos temas: Planejamento Financeiro; Desenvolvimento de Coleção; Modelagem de Negócios; Planejamento de Futuro; Presença Digital; Parcerias e Formalização; e Segurança no Trabalho.

Os módulos são pré-requisitos para participação nas oportunidades de comercialização oferecidas pelo Mãos e Mentes. Todos os módulos, com exceção do módulo “segurança no trabalho”, são pré-requisitos para participação nas lojas do Programa. Já para os quiosques é necessário concluir os quatro módulos sobre “Modelagem de negócios”, “Desenvolvimento de coleção”, “Planejamento de futuro” e “Parcerias e formalização”. Já para as feiras de artesanato, os cursos modulares “Modelagem de negócios” e “Desenvolvimento de coleção” serão obrigatórios a partir de 1 de abril de 2024.

Quando liberado, cada módulo fica aberto para acesso e conclusão por uma semana, de segunda-feira a domingo. Depois de encerrados serão abertos posteriormente. Interessados na qualificação empreendedora podem se cadastrar na plataforma da qualificação para acessar o conteúdo disponível pelo link.

Sobre o Mãos e Mentes Paulistanas
Lançado em 2019 pela Secretaria Municipal Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, o Mãos e Mentes Paulistanas oferece oportunidades de comercialização e qualificação empreendedora, com o objetivo de desenvolver o setor do artesanato e manualidades da cidade.

Além de feiras de artesanato em todas as regiões da Capital, a iniciativa conta com cinco pontos fixos de venda localizados nos Shoppings Center Norte, Metrô Itaquera, Center 3, Light e Mercadão das Flores. Todos os participantes são empreendedores manuais da cidade credenciados e qualificados pelo Mãos e Mentes.

Interessados em se credenciar e participar das ações do Programa podem se inscrever pelo link.

Serviço
Inscrições para a 2ª turma - Shopping Light

Local: Shopping Light
Endereço: Rua Coronel Xavier de Toledo, 23 - República - São Paulo - SP
Inscrições de 26 de janeiro a 04 de fevereiro pelo link
Período de participação: 15 de março a 14 de junho de 2024

 

Siga a SMDET nas redes sociais