Prefeitura de São Paulo realiza workshop sobre Justiça Restruturativa

A iniciativa segue recomendações da Organização das Nações Unidas

A Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e de Direitos Humanos e Cidadania, realizou nesta quinta-feira, 28 de novembro, na Galeria Olido, o workshop sobre Justiça Restaurativa. Esta técnica de solução de conflito e violência surgiu em 2016 e se orienta pela criatividade e sensibilidade a partir da escuta dos ofensores e das vítimas.

Esse é o conceito institucional, adotado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e a sua prática apresenta iniciativas cada vez mais diversificadas com resultados positivos. Em estudos realizados, verificou como esse conceito dá um novo direcionamento à maneira de compreender, viver e aplicar o direito penal.

“A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho realiza políticas públicas para a geração de renda e trabalho, unindo esforços com as demais secretarias e na parceria com a OAB-SP. É possível cuidar das pessoas em situação de vulnerabilidade social, oferecendo oportunidades para a reinserção ao mercado de trabalho”, disse a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Ana Carolina Lafemina.

O evento contou com apresentação de programas voltados à reinserção de dependentes químicos administrados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com outros órgãos da administração municipal. Entre eles destacam-se dentro do Programa Operação Trabalho, o POT Redenção, que hoje conta com cerca de 300 beneficiários.

A presidente da comissão de Justiça Restaurativa, Sonia Andreotti Carneiro Frugoli explicou a importância do programa, na reconstrução dos afetos, pacificando as relações familiares. “A Justiça Restaurativa visa à reintegração do agressor à sociedade, em lugar de simples pena punitiva, trabalha a responsabilização e reparação pelo dano acarretado a não culpabilização”, destacou Sonia A. C. Frugoli.

Por: Alfredo Bazzolli

 

Siga a SMDET nas redes sociais