Região central da cidade celebrou o Dia da Consciência Negra com feira de artesanato e gastronomia

Realizado pela segunda vez, o evento estimulou o empreendedorismo e a geração de renda de artesãos e comerciantes negros

A Prefeitura de São Paulo realizou na última quarta-feira, 20 de novembro, a segunda edição da Empreenda Afro, feira de empreendedorismo negro que promove a geração de renda de empreendedores artesanais e comerciantes de comida de rua da capital. O evento, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, ocorreu na data em que se comemorou o Dia da Consciência Negra. ação faz parte do Programa Municipal São Paulo Afroempreendedor, responsável pela promoção do empreendedorismo negro na capital paulista.

Esta segunda edição contou com a participação de cerca de 50 artesãos do Mãos e Mentes Paulistanas, programa que tem como objetivo a melhoria da atividade econômica e social de empreendedores artesanais e manuais paulistanos. A iniciativa promove uma série de atividades para fortalecer o ecossistema de artesãos e manualistas, além de estimular a inclusão produtiva, acesso a mercado e o desenvolvimento econômico local. A

No local, foram comercializados diversos produtos de artesanato como bonecas, bijuterias, tricôs, crochês, cadernos, entre outros. Além disso, os visitantes contaram com uma Praça de Alimentação com diversos lanches comercializados por food trucks e empreendedores cadastrados no banco de dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e do Observatório da Gastronomia.


Mãos e Mentes Paulistanas
Lançado em março de 2019, o Mãos e Mentes Paulistanas tem como objetivo a melhoria da atividade econômica e social de empreendedores artesanais e manuais paulistanos. A iniciativa promove uma série de atividades para fortalecer o ecossistema de artesãos e manualistas, além de estimular a inclusão produtiva, acesso a mercado e o desenvolvimento econômico local.

O programa trabalha por eixos de atuação, como o cadastramento municipal de empreendedores do setor para manter informações atualizadas; a promoção de cursos e oficinas de capacitação; o acesso ao mercado, por meio da reestruturação de feiras já existentes e o apoio às novas; a criação de lojas físicas e online, e a participação em eventos já consolidados.

 

Por: Damaris Rodrigues 

 

 

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