Cozinheiras do Jardim Edite recebem orientações para formação de cooperativas na região

Objetivo da ação é apoiar as participantes no gerenciamento de cooperativas, oferecer qualificação empreendedora e incentivar o desenvolvimento local

A Prefeitura de São Paulo deu início na última terça-feira, 29 de outubro, ao curso de Introdução ao Cooperativismo para o grupo Misturas e Sabores do Jardim Edite, zona sul da capital. A capacitação, oferecida por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, ocorrerá em oito aulas, em encontros de três horas diárias.

Durante a capacitação, a turma de 10 mulheres receberá orientações de relações interpessoais, mercado de trabalho e gestão de empreendimentos coletivos. Essas mulheres já atuam no território utilizando a Cozinha Escola local.

O espaço também receberá uma unidade do Teia, um escritório compartilhado, que oferecerá para as empreendedoras acomodações de trabalho com acesso a internet, orientações, mentorias, network e todo o suporte necessário para iniciar e gerenciar um empreendimento.

Na última quarta-feira, 30 de outubro, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, visitou as participantes para desejar um bom início de curso.

“Aqui temos um espaço sensacional, onde diversas pessoas podem gerar renda. A Prefeitura, junto com a cooperativa, irá fortalecer ainda mais este trabalho. Com a implementação do Teia Jardim Edite poderemos oferecer também orientações e qualificações para que essas mulheres aumentem suas vendas e gerenciem cada vez melhor a sua cooperativa”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

As próximas capacitações sobre formação de cooperativas serão realizadas nos meses de novembro e dezembro para turmas de marcenaria e costura do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.

Em paralelo a Ade Sampa - Agência São Paulo de Desenvolvimento oferecerá, também no Jardim Edite, orientações de empreendedorismo para que os moradores aprendam a destacar o seu negócio no mercado e fazer corretamente o fluxo de caixa. As atividades irão estimular o cooperativismo entre os empreendedores, para que possam, por meio de uma ação conjunta, obter resultados e beneficiar não apenas os seus próprios negócios, como também o desenvolvimento econômico local.

Os encontros acontecerão de 9 a 30 de novembro e para participar é preciso se inscrever pelo link www.bit.ly/oficinas_oeste

Por: Damaris Rodrigues

 

Siga a SMDET nas redes sociais