Prefeitura de São Paulo participa da Circular Cities Week 2019

Evento reúne autoridades e especialistas da economia circular paulistana para o debate de ações e projetos voltados ao setor

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Relações Internacionais, participa no próximo dia 29 de outubro, terça-feira, no InovaBra, do seminário Circular Cities 2019, organizado pela rede Chevening Alumni do Consulado Britânico em São Paulo. O evento, que terá a participação de autoridades e empresários, discute as oportunidades da Economia Circular nas cidades e faz parte de uma ação global idealizada pela organização britânica Circular Economy Club, que acontece simultanemante em mais de 100 cidades de vários países.

Por meio de painéis temáticos, o Circular Cities promove a discussão entre autoridades e empresários do setor para a criação e ampliação de políticas públicas e ações que fortaleçam a economia circular no município, como o Programa Municipal de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, e o diretor de Prosperidade em São Paulo, George Sherriff, fazem a abertura do evento.

“A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho desenvolveu duas grandes políticas públicas que estão inseridas na economia circular, como o programa de combate ao desperdício de alimentos, responsável pela coleta de frutas, legumes e verduras em boas condições de consumo, mas que seriam descartadas por não poissuir valor comercial, e o Fashion Sampa, que por meio do curso de moda e costura, realizado em Cidade Tiradentes, incentiva o reúso de tecidos e roupas antigas para novas criações da moda”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Segundo Beatriz Luz, Fundadora da Exchange 4 Change Brasil, think tank dedicado a impulsionar a transição para a Economia Circular no Brasil e representante local do Circular Economy Club, este evento será uma grande oportunidade para destacar os projetos que já estão sendo implementados como também reunir especialistas para debater novas ações e planos para o desenvolvimento da economia circular na cidade de São Paulo.

“Ficamos muito felizes em proporcionar este debate na cidade de São Paulo, que irá reunir a rede chevening alumni, profissionais que estudaram na Inglaterra e agora trazem o seu conhecimento para o Brasil”, comenta Adriana Figueiredo, representante do Consulado Britânico e embaixadora da rede Chevening em São Paulo.

O primeiro grupo tem como moderadora a secretária-adjunta de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Ana Carolina Lafemina, com o tema Flagship Cities – O Ciclo dos Alimentos. O secretário Municipal de Relações Internacionais, Luiz Alvaro, o secretário-adjunto de Desenvolvimento Urbano, José Neto, o presidente da Ade Sampa, Frederico Celentano, e o CEO da Fruta Imperfeita, Roberto Matsuda, participam do painel.

“A economia e segurança alimentar são temas que estão ganhando cada vez mais espaço na agenda global e São Paulo mais uma vez se mostrou inovadora. As políticas da cidade ganham força redobrada graças ao trabalho de cooperação com os consulados, com a Fundação Ellen MacArthur, com a Bloomberg Philantropies e com o Pacto de Milão. O mundo está olhando para as cidades em busca de soluções para os desafios globais. Nossa responsabilidade é grande, mas nós assumimos com prazer e dedicação”, afirma o secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes

Colaboração e Educação – Ciclo das Embalagens é o assunto do segundo painel, que terá a mediação do mestre em Gestão de Pesquisas pela Universidade de Oxford, Marcos Palhares. A gerente de sustentabilidade da Coca-Cola, Thais Vojvodic, e a gerente de design de embalagens e sustentabilidade, Marie Tarrisse, também participam do bate-papo.

O terceiro grupo abre o debate acerca do tema Logística e Design – Ciclo Têxtil, a roda de conversa será articulada pela mestre em Desenvolvimento Sustentável pela King’s College London, Tarcila Ursini. Participam do painel o fundador da Retalhar, Jonas Lessa, e a coordenadora do Centro de Excelência em Logística da FGV, Priscila Miguel.

A coordenadora de Desenvolvimento Econômico da Secrecretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Helena Grundig, modera o painel III destacando as ações da Pasta que estão inseridas no eixo de economia circular, como o Programa Fashion Sampa, lançado em 16 de outubro na São Paulo Fashion Week que promove o fortalecimento da cadeia da moda e indústria da transformação no município.

São Paulo, Cidade Emblemática

A Fundação Ellen MacArthur anunciou no mês de junho o município de São Paulo como uma das Cidades Emblemáticas que receberão apoio técnico da entidade na atuação na economia circular de alimentos. Juntamente com Londres e Nova Iorque, a capital paulista contará, ao longo dos próximos três anos, com a colaboração da entidade inglesa para desenvolver soluções de economia circular dos alimentos em grande escala.

A Fundação apoiará as Cidades Emblemáticas no estabelecimento de metas na transição para uma economia circular dos alimentos, ajudando também a alcançá-las por meio da facilitação de conexões e colaboração com outros atores relevantes do sistema alimentar. A escolha das cidades ocorreu com base no lançamento do relatório “Cidades e Economia Circular dos Alimentos”, no início de 2019, no Encontro Anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos. O objetivo é iniciar uma exploração mais profunda do papel que as cidades, seus governos e empresas podem ter na criação de uma economia circular de alimentos.

O Circular Cities Week 2019 realizará na mesma data um workshop aberto ao público que fará um levantamento de sugestões para o desenvolvimento de estratégias voltadas a economia circular.

Para participar, basta se inscrever até 27 de outubro nos links abaixo:

Para o seminário: http://bit.ly/2NaKTT3
Para o workshop: http://bit.ly/2BDjq72, vagas limitadas.

Serviço
Workshop – Circular Cities Week 2019

Quando: 29 de outubro – terça-feira.
Horário: 9h às 18h
Endereço: Av. Angélica, 2529 – Bela Vista
Inscrições: http://bit.ly/2BDjq72

Por: Miguel Guedes
miguelguedes@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMDET nas redes sociais