Artesãos do Programa Mãos e Mentes Paulistanas expõem até domingo (13) no Salão do Artesanato

Visitantes podem participar de palestras gratuitas promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

O público tem até domingo, 13 de outubro, para visitar o Salão do Artesanato, uma das maiores feiras do setor da América Latina. Com entrada gratuita, o evento promove a ofício de artesãos de vários estados brasileiros e de outros países. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo está com dois estandes com exposição de artesanatos, oficinas e orientações aos empreendedores da capital.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, visitou o local nesta sexta-feira (11) e pôde verificar os trabalhos dos profissionais que fazem parte do Programa Mãos e Mentes Paulistanas. “É emocionante constatar a adesão dos artesãos e manualistas a esta iniciativa da Prefeitura, que valoriza a arte dos trabalhos manuais. Aqui é uma grande vitrine com potencial para gerar novos negócios para esses empreendedores. Cerca de três mil pessoas já solicitaram cadastramento no programa. Estamos realizando os testes de habilidade e, até o momento, já conseguimos credenciar 930 artesãos e manualistas e cerca de dois mil irão realizar os testes”, destaca.

Em um dos estandes da Prefeitura, estarão expondo e comercializando os seus produtos cerca de 50 artesãos e manualistas que participam do Programa Mãos e Mentes Paulistanas. Há produtos de decoração, vestuário, acessórios, brinquedos, entre outros. O programa, que promove uma série de atividades que fortalecem o ecossistema de artesãos e manualistas, estimula a empregabilidade, a inclusão produtiva, acesso dos empreendedores ao mercado e o desenvolvimento econômico local.

No segundo estande da Prefeitura quem deseja empreender no segmento conta com orientação para descobrir a melhor maneira de começar e gerir o seu negócio. As oficinas e orientações são oferecidas pela Ade Sampa - Agência São Paulo de Desenvolvimento, entidade ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

 

Confira a programação completa

Sábado 12/10
11h30 - Oficina: Levando o Patchwork como Hobby ou Fonte de Renda e Vamos confeccionar uma bolinha de Natal
14h - Princípios básicos de cores aplicadas a produção artesanal
16h - Oficina: Revestimento com papel de revista
18h - Oficina: Faça você seu porta bombom

Domingo 13/10
11h30 - Oficina: Origamis para o Natal
14h - Oficina de turbante
16h - Oficina: Revestimento com papel de revista
18h - Oficina: Guirlanda em CD, fuxico e pedraria


Salão do Artesanato
Realizado desde 2008, com 11 edições realizadas em Brasília e uma em São Paulo, o Salão do Artesanato reúne o que há de melhor na produção artesanal do Brasil. O evento sempre conta com a participação de mais de 20 estados e do DF, o que garante uma variedade significativa de produtos. Além dos estandes dos estados, artesãos com produção individual, cooperados, associações e outros órgãos de fomento ocuparão os 19 mil metros quadrados do Pavilhão da Bienal com mostra e venda de produtos artesanais de várias tipologias, confeccionados com técnicas variadas e diferentes matérias primas.

O evento, aberto ao público das 11h às 21h, vai até domingo (13) e conta com programação variada e atrativa. Os visitantes poderão conhecer também a gastronomia típica de cinco regiões do país, shows com artistas nacionais e grupos folclóricos, mostra de produção associada ao artesanato: agroindústria e turismo.

O setor
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o artesanato está presente como atividade econômica em 78,6% dos municípios brasileiros. O setor é fonte de renda para cerca de 8,5 milhões de brasileiros e movimenta mais de R$ 50 bilhões por ano.

Só na cidade de São Paulo, existem cerca de 20 mil artesãos oficialmente cadastrados, sendo que 10 mil deles são microempreendedores individuais e 1.700 são permissionários de feiras das Subprefeituras.

Mãos e Mentes Paulistanas
Lançado em março de 2019, o Mãos e Mentes Paulistanas tem como objetivo a melhoria da atividade econômica e social de empreendedores artesanais e manuais paulistanos.

O programa trabalha por eixos de atuação, como o cadastramento municipal de empreendedores do setor para manter informações atualizadas; a promoção de cursos e oficinas de capacitação; o acesso ao mercado, por meio da reestruturação de feiras já existentes e o apoio às novas; a criação de lojas físicas e online, e a participação em eventos já consolidados.

Serviço
13º Salão do Artesanato São Paulo
Data: até domingo - 13 de outubro
Horário: 11h às 21h
Local: Pavilhão da Bienal
Endereço: Parque Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Portão 3, Vila Mariana
Entrada: gratuita

 Por: Solange Borges
solpereira@prefeitura.sp.gov.br

 

Siga a SMDET nas redes sociais