São Paulo e Caracas vão competir no Dia do Desafio

Campanha incentiva a pratica de atividades físicas em diversas cidades

A cidade de São Paulo vai participar do Dia do Desafio, com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e coordenação do Sesc São Paulo, na quarta-feira (30). O evento propõe uma disputa amigável entre cidades do mesmo porte, vencendo aquela que conseguir mobilizar a maior porcentagem de participantes em relação ao número de habitantes. Este ano, a capital paulista vai concorrer com o munícipio de Caracas, na Venezuela. A meta é aumentar em 20% a taxa de atividades físicas no município..

A campanha quer contribuir para a redução do sedentarismo e promover mudanças de comportamentos, motivando as pessoas de diferentes faixas etárias a conhecer, experimentar e praticar atividades físico-esportivas diariamente. O projeto promove uma competição que envolve cidades, instituições e pessoas e é realizado mundialmente. O evento é uma iniciativa da The Association For International Sport for All (TAFISA) e é coordenado no Continente Americano pelo Sesc São Paulo.

A cada ano cresce o número de cidades, instituições e pessoas participantes. Cidades de todo o mundo formam duplas e disputam qual terá mais pessoas praticando atividades físicas. Em 2017, o Dia do Desafio contou com 19 países inscritos, reunindo 3.469 cidades e mais de 43 milhões de participantes, no Continente Americano. No ultimo dia 4 de abril, foi sancionada a lei de federal nº 13.465/2018, que institui o dia nacional do desafio, a ser celebrado na ultima quarta-feira do mês de maio.

Em 2017, só no Brasil, cerca de 2 mil cidades de 21 estados conseguiram mobilizar mais de 27 milhões de pessoas. A campanha mundial contou com mais de 43 milhões de participantes

QUEM PODE PARTICIPAR?
Todas as cidades estão convidadas a participar desse desafio, desde pequenas comunidades a grandes metrópoles. A ideia é envolver pessoas de todas as idades, classes sociais e profissões na prática de qualquer tipo e esporte e atividade física.

Cidades

A cidade participante estabelece uma competição com município de porte similar, que estarão agrupados em sete categorias, de acordo com o número oficial de habitantes. Um sorteio eletrônico determinará as parcerias do desafio. É estabelecida uma meta de mobilização de pessoas e busca atingir este número, sem participar da competição com outro município.


Pessoas

Grupos de amigos, colegas de trabalho, vizinhos, dentre outros, estabelecem desafios entre si e compartilham em forma de videos e fotos nas redes sociais.

Serviço
Dia do Desafio
Data: 30/05

Por: Arhiam Silva
arhiamsilva@prefeitura.sp.gov.br