SMTE participa de seminário sobre transformações no mundo do trabalho

Evento da União Geral dos Trabalhadores discutiu os impactos da 4ª revolução industrial

 

A Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE), representada pelo secretário adjunto, Pedro Somma, participou da abertura do Seminário 1º de Maio, da União Geral dos Trabalhadores (UGT), nesta quinta-feira (26). O evento teve como tema “A 4ª Revolução Industrial: seus impactos no mundo do trabalho e a construção de uma nova sociabilidade baseada na agenda dos objetivos de desenvolvimento sustentável”. As atividades acontecem até amanhã, sexta-feira (27).

O seminário terá a presença de trabalhadores de várias categorias, de representantes do poder público, além de sindicalistas, movimentos sociais e especialistas nos temas debatidos. O objetivo é celebrar o Dia do Trabalho, comemorado na terça-feira, 1º de maio, além de refletir sobre questões relativas à categoria.

 

Em sua fala, o secretário adjunto reforçou o apoio da SMTE aos trabalhadores diante das dificuldades enfrentadas no momento atual. “Os números apontam que há cerca 2 milhões de desempregados na região metropolitana de São Paulo. Além disso, um estudo recente mostrou que o número de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza na região cresceu 35% no último ano. É essencial um Estado preocupado com essa situação, e que participe e apoie todos os trabalhadores”, afirmou Pedro Somma.

Pedro Somma também destacou as ações da SMTE na implementação da mão de obra e na qualificação profissional de trabalhadores. “Só no ano passado, os CATEs atenderam mais de 1,5 milhão de pessoas. São números expressivos e que tendem a aumentar. Nossa missão é auxiliar a todos que nos procuram e prepará-los para o futuro do trabalho, com as transformações da economia, da indústria, dos serviços e das demais áreas”, explicou.

O seminário acontece no Braston Hotel, na Rua Martins Fontes, 330, centro de São Paulo. A programação completa está disponível em www.ugt.org.br

Por: Rodrigo Melo
rodrigomelo@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMTE nas redes sociais