Cristino Wapichana fala sobre literatura indígena em Cidade Tiradentes

Premiado escritor é um dos destaques na programação de abril do CFCCT

       Premiado internacionalmente, o escritor Cristino Wapichana participa do “Encontro com o autor”, dia 10/04 (terça), às 15h no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT). A atividade acontece na Biblioteca Temática em Direitos Humanos Maria Firmina dos Reis e promove o diálogo entre o autor e o público presente. Oportunidade para conhecer a bibliografia de Cristino, um dos maiores nomes da literatura indígena brasileira.

       Nascido em Roraima, Cristino é escritor, músico, cineasta e compositor e coordena o Núcleo de Escritores e Artistas Indígenas (NEARIN). Desenvolve atividades e vivências culturais, educativas e recreativas sobre a cultura indígena para crianças e jovens pelo Brasil. Em 2007, foi vencedor do concurso Tamoio de literatura pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e juvenil) com o texto “A onça e o fogo”. No ano seguinte, foi indicado ao Prêmio da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República pelos trabalhos relevantes em prol da cultura indígena brasileira.

       Recentemente a edição sueca do livro “A boca da noite”, escrito em parceria com Graça Lima, recebeu a Estrela de Prata do Prêmio Peter Pan, concedido pelo IBBY (Conselho Internacional de Livros para Jovens). O livro foi o único representante da América Latina na premiação e trouxe o segundo lugar para o Brasil, concorrendo com autores da China, Canadá, Alemanha, Holanda e França.

       A obra conta a história de dois irmãos contra o desconhecido e transporta o leitor para uma aldeia cheia de mistérios, contando um pouco da infância, família, cotidiano e da criatividade do seu povo. “A boca da noite” venceu o Prêmio FNLIJ 2017 nas categorias Criança e Melhor Ilustração e ficou em terceiro lugar na categoria livro infantil do Prêmio Jabuti 2017.

Encontro com o autor – Cristino Wapichana
Local: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes – Biblioteca (Térreo)
Rua Inácio Monteiro, 6900 - Cidade Tiradentes/esquina com Alexandre Davidenko
Quando: 10/04 (terça), às 15h
Classificação: Livre
Entrada Franca

Sobre o CFCCT
Inaugurado em 22 de dezembro de 2012, o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT) visa contribuir com a promoção da qualidade de vida dos moradores dos arredores, oferecendo ao cidadão amplo acesso à arte e educação, apoio às ações culturais da região e a ampliação da formação, do conhecimento, das oportunidades e das habilidades que auxiliem na inserção social da população local.

Mais informações
Núcleo de Comunicação CFCCT
Telefones: (11) 3343-8910
comunicacaocfcct@gmail.com

Siga a SMTE nas redes sociais