ContrataSP oferece vagas de emprego para pessoas com deficiência

3ª edição do evento acontece no Campo Limpo

 

A Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo realiza a 3ª Edição do “ContrataSP- Pessoa com Deficiência”, no dia 23. O evento, que conta com a parceria da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, será realizado na Prefeitura Regional do Campo Limpo, zona sul da cidade. Serão disponibilizadas vagas de emprego em mais de 30 empresas para PCDs e também para reabilitados do INSS. O atendimento será gratuito e será feito das 9h às 16h.

A novidade desta edição é que estudantes com deficiência, que queiram estagiar na Prefeitura de São Paulo, poderão cadastrar seus currículos. Basta levar uma cópia do documento. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) estará presente no evento, oferecendo orientações, linhas de crédito e cursos formalização ao microempreendedor individual.

Os participantes poderão aproveitar outros serviços. O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) vai participar com emissão de carteira de trabalho, formalização de MEI e confecção de currículos, além de orientações sobre benefícios previdenciários. Para ser atendido no CATe, é necessário apresentar RG, CPF, carteira de trabalho e o número do PIS. Caso deseje tirar a carteira de trabalho, é preciso levar uma foto 3x4 recente. Já para quem ainda não tem o PIS, o documento será emitido na hora do atendimento, com a apresentação dos outros documentos.

Para a secretária municipal de Trabalho e Empreendedorismo, essa é mais uma importante iniciativa para adequar as políticas públicas às necessidades da sociedade. “A igualdade de condições, também no mercado de trabalho, é um direito legítimo das pessoas com deficiência e um anseio da população”, afirma Aline Cardoso. “O ContrataSP é mais uma ação da nossa Secretaria. Esse mês, por exemplo, começamos o segundo curso de LIBRAS para funcionários do CATe, para garantir o atendimento a surdos nas nossas unidades. E temos o convênio com a APABB, que oferece, gratuitamente, um curso de capacitação para pessoas com deficiência.”, explica a secretária.

O secretário municipal da Pessoa com Deficiência ressalta a importância do trabalho para o segmento: “Conquistar um emprego é fundamental para que todos vivam dignamente e supram necessidades, independente se a pessoa tem ou não uma deficiência”, declara Cid Torquato.

O “ContrataSP” integra o Programa de Inclusão Econômica (PRIEC), lançado pela Prefeitura de São Paulo em setembro de 2017, para inserir públicos vulneráveis no mercado de trabalho ou no empreendedorismo. O objetivo é aproximar profissionais com deficiência ou reabilitados do INSS das oportunidades existentes na região onde eles moram. Assim, o deslocamento da residência até o local de trabalho se torna mais fácil e a qualidade de vida do trabalhador aumenta.

Para facilitar o cadastro dos participantes, a inscrição prévia as vagas pode ser feita por este formulário online https://goo.gl/forms/7bUBvsF3Nf1wfiRF2.

Lei de cotas

Empresas com mais de 100 funcionários devem reservar de 2% a 5% de suas vagas para as pessoas com deficiência, conforme determina a Lei de Cotas (8.213/91). Já o artigo 34 da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) assegura o direito ao trabalho às pessoas com deficiência, em ambiente acessível e inclusivo, com as mesmas oportunidades oferecidas aos demais trabalhadores.

De acordo com o IBGE-2010, na cidade de São Paulo há quase 2,8 milhões de pessoas com deficiência. Dentre elas, 500 mil fazem parte da População Economicamente Ativa e apenas 39 mil (8%) estão empregadas.


Serviço: 3ª Edição ContrataSP para Pessoas com Deficiência
Data: 23 de março, das 9h às 16h
Local: Prefeitura Regional do Campo Limpo
Endereço: Rua Nossa Sra. do Bom Conselho, 65
Horário: 9h às 16h
Informações: (11) 3397.1507
Atendimento gratuito  

 

Siga a SMTE nas redes sociais