19 novas ocupações são reconhecidas pelo Ministério do Trabalho 19 novas ocupações são reconhecidas pelo Ministério do Trabalho

Atualizações refletem mudanças do mercado de profissões no país

 

      A lista da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) foi atualizada pelo Ministério do Trabalho. As mudanças acrescentaram 19 novas atividades profissionais ao quadro de ocupações reconhecidas no Brasil.

      As novas atividades são engenheiro de logística, registrador de câncer, amarrador e desamarrador de embarcações, polícia legislativa, instalador de sistemas fotovoltaicos, rejuntador cerâmico, profissionais de relações governamentais e institucionais, assistente de direção (TV), continuísta, diretores de programação, diretores de produção, diretor artístico, coordenador de programação, assistente de operações, supervisor de operações (mídias audiovisuais), supervisor técnico (mídias audiovisuais), sonoplasta, analista musical e diretor de imagem (TV). Com as inclusões, o número de atividades profissionais no país chegou a 2.685.

       As atualizações atendem a demandas da sociedade, entidades governamentais, conselhos federais, associações, sindicatos, empresas, instituições de ensino e trabalhadores autônomos. A CBO reflete a realidade das profissões no mercado de trabalho e leva em conta as mudanças nos cenários tecnológico, econômico, cultural e social do país.

Por: Rodrigo Melo
rodrigomelo@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMTE nas redes sociais