Debate na área de educação encerra atividades da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação

Por: Solange Borges

O painel extra da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que neste ano tem como tema “A Matemática está em tudo”, proporcionou ao público que esteve hoje, 31, no auditório da Secretária Municipal de Cultura, um diversificado debate sobre a área de educação. A mesa composta por membros das esferas municipais, estaduais e universidades, também trouxe o ex-ministro de Portugal, o matemático, Nuno Crato, que explanou sobre as experiências de seu país na área.

O encontro apontou a necessária evolução na educação a fim de acompanhar as novas gerações, mas também a importância da sociedade poder contar com um corpo docente que tenha condições de gerar massa crítica, mesmo se valendo de recursos tecnológicos.

A secretária municipal de Trabalho e Empreendedorismo, Aline Cardoso, que também preside o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, destacou o tema Empreendedorismo na Escola, enfatizando que as ações da pasta estão voltadas para ampliar o acesso dos jovens à qualificação profissional. “Com as altas taxas de desemprego no Brasil, precisamos preparar os jovens para poder empreender ou mesmo conquistar um emprego em áreas em que ainda há escassez de profissionais e, em geral, essa lacuna está nos segmentos tecnológicos”. Aline ressaltou ainda a importância de valorizar o capital humano. “Essa é a maior riqueza de um país, por isso é importante reter e formar os talentos. As grandes cidades do mundo já perceberam isso e desenvolveram mecanismos para apostar nessas pessoas”.

Crato ponderou sobre a necessidade de investimentos no ensino básico, em que são valorizados conhecimentos nas áreas de matemática, ciência e português. “Por mais que nos dediquemos a pensar sobre o que haverá no futuro em termos de novas profissões ou formas de trabalho, é certo que não poderemos perder a capacidade de raciocínio lógico, interpretação e de comunicação, pois são essenciais para qualquer tarefa. O ensino básico bem desenvolvido foi o que colaborou para melhorar os índices em avaliação em Portugal como o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), por exemplo. Então não é possível se distanciar desse caminho, que anda junto com a valorização dos professores e boa estrutura das escolas”.

O secretário estadual de educação, José Renato Nalini, por outro lado, enfatizou os desafios de tornar a escola mais atrativa aos alunos e também prepara-los para um novo mercado de trabalho. “As novas gerações já nascem em meio aos recursos tecnológicos e nos desafiam a pensar o que precisaremos daqui a 20 anos para proporcionar uma educação que as atendam. Também se faz necessário avaliar o trabalho, pois caminhamos para um mundo automatizado, onde o emprego tende a se transformar ainda mais ou mesmo não existir como conhecemos hoje”, ressalta.

Contribuíram ainda para o debate os professores Klaus Shlünzen Junior, que coordena o Núcleo de Educação à Distância da Unesp, e Clodoaldo Grotta Ragazzo, diretor do Instituto de Matemática e Estatística da USP, que trouxeram a visão acadêmica sobre a formação dos professores, os novos meios de ampliar a educação na modalidade à distância e a importância de valorizar a docência em matemática, consequentemente, tornando-a de fácil assimilação para todos.

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