SMTE participa de encontro sobre o programa “Ligue os Pontos”

Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo pretende estabelecer parceria para apoiar e fomentar o desenvolvimento rural na capital

Apoiar a agricultura familiar, diminuir as desigualdades socioterritoriais e capacitar o pequeno agricultor. Foram com esses temas que a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) criou o programa “Ligue os Pontos”, e foi vencedora do Mayors Challenge 2016, desenvolvido pela empresa Bloomberg. Nesta quinta-feira (10/08), aconteceu o primeiro encontro técnico da iniciativa, e a secretária municipal de Trabalho e Empreendedorismo, Aline Cardoso, esteve presente na cerimonia para firmar parceria com o projeto.

O “Ligue os Pontos”, que está em fase de implantação na administração municipal, é uma plataforma digital que pretende potencializar as políticas públicas relacionadas à cadeia de valor da agricultura local, envolvendo produtores, distribuidores e consumidores. A ação tem como objetivo contribuir, facilitar e ampliar a distribuição dos alimentos produzidos pela agricultura familiar, além de melhorar a renda dos pequenos produtores.

Na ocasião, Aline Cardoso destacou o empenho da SMTE em apoiar e participar do projeto, tendo como base os programas de Segurança Alimentar e Nutricional e de Incentivo e Fomento à Agricultura Paulistana, desenvolvidos pela Pasta. “Essa ideia é muito interessante pela interdisciplinaridade que ela alcança, trabalhando em vários aspectos. A nova gestão apoia e quer ajudar a viabilizar esse programa, temos vários temas em comum com a iniciativa”, explicou.

O secretário do Verde e Meio Ambiente, Gilberto Natalini, reforçou a importância do “Ligue os Pontos” para diversos setores, como Meio Ambiente, Economia, Saúde, entre outros. Na oportunidade, ele também falou sobre o novo projeto que envolve a SMTE, por meio da Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura. “Estamos elaborando, junto à Secretaria de Trabalho, a implantação da Escola Técnica de Agroecologia, em Parelheiros. Temos como plano lançar essa unidade em breve, da qual os alunos poderão ter cursos de agricultura totalmente gratuitos”.

Zona rural – São Paulo conta hoje com 403 propriedades agrícolas, destas, 350 estão em Parelheiros, extremo sul da capital. Denominado zona rural pelo Plano Diretor do Munícipio, a área é rica em mananciais, e responsável pela maior parte do abastecimento de São Paulo. Uma série de ações vem sendo realizadas pela SMTE para incentivar a agricultura em São Paulo. O Programa de Incentivo e Fomento à Agricultura Paulistana coloca à disposição dos agricultores, cadastrados na Casa de Agricultura Ecológica de Parelheiros (CAE), um conjunto de equipamentos composto por um trator completo e um microtrator, além de utensílios para manejo e preparo do solo, como enxada rotativa, carreta agrícola basculante, perfurador de solo, roçadeira e arado hidráulico.

Além disso, a ação também incentiva a transição desses agricultores de produtores convencionais para agroecológicos, ou seja, estão no caminho para se tornarem orgânicos e passarem a servir um setor diferenciado. A Lei 16.140/2015 obriga a inclusão de alimentos orgânicos ou de base agroecológica na alimentação escolar da cidade de São Paulo. Para comercializar o produto, o agricultor deve estar inserido em uma cooperativa.

Siga a SMTE nas redes sociais