SMTE participa de videoconferência sobre projeto 'SuperAção Empregabilidade'

Projeto tem como objetivo acompanhar e incluir a pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Mais de 100 pessoas já foram empregadas desde o início da ação

Por Andréa Garbim

Na manhã desta segunda-feira, 7/8, o Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe), por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE), participou da videoconferência da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência do Banco do Brasil (APABB), sobre o projeto 'SuperAção Empregabilidade', apoiado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE) e empresas parceiras.

O objetivo do encontro foi apresentar os moldes do projeto realizado em São Paulo e trocar experiências com as unidades do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Goiás, Rio Grande do Sul e Espirito Santo.

A gerente do CATe Luz, Roseli Saccardo, afirma que a unidade recebe as turmas semanalmente para as aulas. “Coube à SMTE, nesta parceria, disponibilizar o espaço físico do CATe, apoiar na divulgação do projeto e inscrever os candidatos interessados, além de prestar o devido suporte aos participantes por meio da equipe técnica”.

O supervisor do núcleo regional de São Paulo, Jairo de Oliveira, falou sobre a importância do projeto e da parceria com a SMTE. “O projeto superAção existe há três anos e está em sua terceira edição. O principal objetivo da iniciativa é justamente qualificar, acompanhar e incluir a pessoa com deficiência no mercado de trabalho”.

Oliveira complementou que o apoio da SMTE somou muito, pois o projeto passou a atender pessoas do Sistema Nacional do Emprego (Sine). “Por meio do banco de dados da Secretaria do Trabalho, encontramos outras formas de inserir mais pessoas no projeto, além de poder contar com a estrutura física das salas do CATe Luz, para a realização das aulas.

Eliana Teodoro, 19 anos, está no projeto desde janeiro deste ano e foi contratada há três meses pela Manserv. Ela trabalha no departamento financeiro e é responsável pelas atividades de compras, recebimento de materiais, lançamento de notas fiscais e controle de planilhas. “O projeto SuperAção me trouxe oportunidade e esperança. Esse conjunto de ações é uma verdadeira escola que ensina as pessoas a andarem com as suas próprias pernas, melhorando a autoestima e principalmente a autonomia”.

Caio Silva, representante da Manserv, também presente na videoconferência, falou um pouco sobre o ingresso da Eliana na empresa. “O nosso time já admitiu cerca de 300 pessoas com deficiência em todo o Brasil. A Eliana foi mais uma contratação de sucesso e eu tenho certeza que ela terá uma longa jornada de aprendizado que a ajudará muito profissionalmente”.

O projeto SuperAção é contínuo, com etapas dividas em: 90 dias de capacitação direta para os participantes, e depois a fase de acompanhamento das pessoas que foram inseridas no mercado de trabalho. Atualmente, 40 pessoas fazem parte do projeto em SP. 

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