No mês de março, CATe abre nova programação de oficinas gratuitas

Para participar das oficinas, o candidato deve ter mais de 16 anos de idade e apresentar RG, CPF, carteira de trabalho e o número do PIS

Por Andréa Garbim

No mês de março, a partir do dia 8/3, o CATe (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo), da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE), oferecerá quatro oficinas gratuitas com temas direcionados ao mercado de trabalho. Os encontros acontecem sempre às quartas-feiras, das 9h às 10h, em 11 unidades da Capital. O objetivo das oficinas é levar informações básicas sobre diversas áreas, a fim de melhorar o desempenho dos profissionais que estão em busca de uma vaga de emprego.

Segundo a líder de seleção do CATe, Graziela Vieira, jovens em busca do primeiro emprego e trabalhadores com mais de 50 anos de idade são os que mais procuram essas oficinas. “A equipe do CATe entende a importância dessa ação e reconhece o perfil do público que procura as oficinas. Por isso elaboramos um conteúdo específico de apoio às pessoas que precisam se preparar melhor para voltar ao mercado de trabalho”.

Na primeira oficina, dia 8/3, que será sobre Empreendedorismo, os participantes vão receber dicas e orientação sobre os primeiros passos de um empreendedor, além de ficar por dentro dos serviços direcionados ao Microempreendedor Individual (MEI), como, por exemplo, o que é e quem pode participar, dicas para empreender no segmento de economia solidária, como traçar metas e como formalizar o próprio negócio.

No dia 15/3, o segundo encontro abordará o tema Currículo, Entrevista e Apresentação Pessoal - um dos mais procurados pelos jovens. Nesta oficina, os participantes recebem dicas de vestimenta e de comportamento durante processos seletivos, orientação para elaboração de currículo e exercitam dinâmicas para identificar qualidades e dificuldades.

Educação e Qualificação para o Mercado de Trabalho é a abordagem do dia 22/3, ideal para atualização sobre a importância do investimento em cursos e qualificação, tendo em vista o desenvolvimento do profissional para atuar no mercado de trabalho.

E no último encontro do mês, 29/3, a oficina sobre Legislação Trabalhista e Previdenciária oferece orientações relacionadas às dúvidas frequentes sobre direito trabalhista, contrato de trabalho, jornada de trabalho, férias remuneradas, além de informações sobre benefícios previdenciários, como auxílio-acidente, licença-maternidade e tipos de aposentadoria.

Para participar das oficinas é necessário ter mais de 16 anos, apresentar o RG, o CPF, a carteira de trabalho e o número do PIS.

Unidades participantes:

Itaim Paulista - Av. Marechal Tito, 3012
Luz - Av. Prestes Maia, 913
Penha - Rua Candapuí, 492
Santana - Rua Voluntários da Pátria, 1553
São Mateus - Av. Mateo Bei, 1641
Cidade Tiradentes - Rua Milagre dos Peixes, 357
Pirituba - Av. Dr. Felipe Pinel, 12
Interlagos - Av. Interlagos, 6122
Itaquera - Rua Augusto Carlos Bauman, 851
Guaianases - Rua Salvador Gianetti, 271
Jabaquara - Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 2314

Siga a SMTE nas redes sociais