Mercadão recebe mais de 16 mil pessoas durante as festividades de 25 de janeiro

Por: Solange Borges

Embalados pelo ritmo do chorinho, das músicas Saudosa Maloca, Trem das Onze e marchinhas de carnaval, o público que passou pelo Mercado Municipal Paulistano foi contagiado pelo clima de festa que se espalhou pela cidade, nas comemorações dos 463 anos da capital paulista e dos 84 anos do Mercadão. Mais de 16 mil pessoas circularam pelo espaço gastronômico no feriado de 25 de janeiro e foram presenteadas com os shows dos grupos do Clube do Choro, Osvaldinho da Cuíca, Vinil Chic e Demônios da Garoa.

O secretário municipal de Trabalho e Empreendedorismo, Eliseu Gabriel, prestigiou o evento e puxou, junto com a banda de Osvaldinho da Cuíca e o presidente da Associação dos Permissionários do Mercado Municipal Paulistano (Renome), Marlon Madureira Tavares, os parabéns aos aniversariantes do dia. “É um momento de alegria comemorar os 84 anos do Mercadão, o quarto ponto turístico mais visitado da cidade com média de 50 mil pessoas por semana.”, ressaltou o secretário.

Foram distribuídos 84 quilos de bolo, montado na hora com frutas frescas do próprio mercado, sob a responsabilidade do professor Ricardo Magalhães. A guloseima, que fez sucesso junto ao público que acompanhava as apresentações dos artistas, começou a ser preparada dois dias antes do evento. “Como foi um bolo grande, precisamos iniciar o mapeamento do desenho antes. Na véspera, preparamos a massa, um pão de ló, e higienizamos as frutas, que foram cortadas na hora para ficarem mais saborosas e sem oxidação. Foi uma ação colaborativa com voluntários e doações dos permissionários”, explica o especialista, que faz bolos nas festas de São Paulo desde 2004.

Atrações - Aline de Oliveira Paiva, 35 anos, foi uma das visitantes que conferiram as atrações culturais da festa. “Gostei muito da programação, um estilo de música de minha preferência. Uma pena não ter conseguido acompanhar desde o início, mas achei ótimo o show dos Demônios da Garoa”, disse a moradora de Osasco, que gosta de vir à capital e, sempre que pode, visita o Mercadão.

Os integrantes dos Demônios da Garoa também saíram satisfeitos da festa. Ricardinho Rosa, pandeirista do grupo, considerou o show um sucesso. “Não poderia ser diferente. São Paulo merece uma festa à altura e a gente se sente muito honrado por ter sido lembrado mais uma vez neste festejo do aniversário da cidade”. Já Sérgio Rosa, um dos integrantes com mais tempo de carreira, afirmou ser um prazer receber o público. “Com a graça de Deus nós somos considerados o grupo que é a cara de São Paulo e para nós não há nada mais gratificante do que estarmos aqui fazendo essa grande festa e levar mais uma vez essa bandeira da música popular da cidade”.

Durante a festividade, o público que pôde se deliciar com a variedade gastronômica do lugar, com o tradicional lanche de mortadela, pastel de bacalhau, frutas exóticas, também teve a oportunidade de participar de ações promocionais que interagiram com os visitantes como o desafio de montar lanches e até fazer fotos com a culinarista e apresentadora de TV, Palmirinha Onofre.
 

Siga a SMTE nas redes sociais