Jardim Edite recebe Unidade Produtiva de Alimentação Solidária

Moradores foram capacitados para gerir o próprio negócio e atender a região

Por Juliana Mota

Nesta terça-feira, 27, foi inaugurada a Unidade Produtiva de Alimentação Solidária no Jardim Edite, zona sul de São Paulo. O empreendimento da “Cooperativa Mistura & Sabores Edith” faz parte do projeto “Economia Solidária como Estratégia de Desenvolvimento”, da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), em parceria com a Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol Brasil).

O secretário Artur Henrique, que participou do evento, destacou que o projeto faz parte da estratégia de desenvolvimento local, sustentável e solidário que a SDTE definiu como prioridade de atuação. “Nós fizemos um trabalho de incubação com as cozinheiras, que aprenderam a manipulação dos alimentos e como gerenciar um negócio. Essa Unidade Produtiva de Alimentação Solidária é a materialização de um sonho”, afirma.

Todo o espaço conta com a produção e participação efetiva do coletivo, que é acompanhado pela Incubadora Pública de Empreendimentos Solidários, que tem como objetivo apoiar e assessorar a criação e expansão de grupos e empreendimentos da Economia Solidária. A intenção é contribuir para a geração de trabalho e renda para os moradores da região. Compõe o empreendimento dezesseis moradores do Conjunto Habitacional Jardim Edite.

A presidente da Cooperativa, Angelita de Jesus, explica que o empreendimento é justo e solidário e que o objetivo maior é criar oportunidades. “Queremos ser espelho para essa nova economia, sem patrão, mas com o mesmo intuito de ganhar e dividir o nosso pão, dando e mostrando o verdadeiro jeito de trabalho e renda justa para o coletivo”, explica.
No local, serão oferecidos serviços de alimentação como refeições e marmitex para os próprios moradores e também para funcionários de empresas localizadas na região da Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini.

Com esse procedimento, o coletivo formalizou-se como cooperativa, obtendo autonomia para executar seu próprio Estatuto Social e decretar seu Conselho Fiscal e Administrativo. Para a sócia-cooperada, Cícera Lacerda, a construção desse espaço é importante para todos. “Acredito que esse projeto vai mudar as nossas vidas, inclusive para a independência de nós, mulheres, e queremos oferecer alimentos de qualidade e fazer o bem”, diz.

Participaram também do evento a coordenadora do Desenvolvimento Econômico, Alessandra Santos Rosa, a secretária adjunta Sandra Faé, a chefe de Gabinete Darlene Testa, o secretário de Habitação João Sette Ferreira e equipe, e Isadora Candian dos Santos, representando a Unisol.

 

Clique aqui e veja a íntegra do discurso da presidente da Cooperativa, Angelita de Jesus.

Siga a SDTE nas redes sociais