Adesampa realiza seminário sobre economia criativa e abre agenda de cursos

A Agência São Paulo de Desenvolvimento (AdeSampa), em cooperação com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, realiza o Seminário Ação Pública, Ação Criativa: um intercâmbio Brasil – Reino Unido sobre o papel da gestão pública no fomento à Economia da Cultura e Criativa. O objetivo é apresentar e debater diferentes estratégias de políticas públicas que promovam o empreendedorismo neste segmento.

O seminário busca apoiar uma troca de experiências entre os dois países para o debate sobre o papel do Estado no fomento às iniciativas criativas, valorizando seu potencial impacto na geração de emprego e renda, através de uma nova cultura nas relações de trabalho e produção, perpassando o fazer artístico. Pretende ainda abordar os desafios de capilaridade do setor de modo a contribuir com a redução das disparidades territoriais comuns nas grandes metrópoles, contemplando novas formas de ocupação do espaço urbano, transpassadas por ideias de sustentabilidade e transformação social.

“A cidade de São Paulo é um caldeirão efervescente de produção cultural e artística, além de ser uma cidade que esbanja criatividade, requisito imposto pelas próprias dificuldades da vida na metrópole. No entanto, ainda é um grande desafio transformar essas iniciativas em negócios que gerem renda e inclusão social”, afirma o presidente da AdeSampa, Sérgio Miletto.

Além disso, complementa Miletto, o “boom da chamada economia criativa ocorrido nos últimos anos, a participação das regiões periféricas nesse setor ainda não é proporcional nem representativa à produção cultural e criativa existente nesses locais. As principais razões para isso são a falta de acesso a recursos, formações e outras formas de assessoria”.

O Reino Unido vem acumulando, em especial desde a crise de 2008, uma experiência de fomento à economia criativa a partir de políticas públicas direcionadas a esse setor. Fruto desse trabalho, já em 2013 a economia e indústria criativa representavam cerca de 5% da economia do país, sendo responsáveis pela geração de 2,6 milhões de empregos, ou o equivalente a um em cada 12 empregos criados no Reino Unido nesse ano. (Fonte: www.thecreativeindustries.co.uk - dados do DCMS de Junho 2014/Janeiro 2015).

Agenda de cursos - O encontro também celebra o início da agenda de cursos que será implementada, em parceria entre a AdeSampa e o British Council, com o apoio da SDTE e da Secretaria da Cultura e financiamento do Fundo Newton, contribuindo para potencializar o papel da economia da Cultura e Criativa na promoção da inovação e na geração de trabalho e renda.

O programa de treinamentos com metodologia do NESTA (agência de inovação britânica, referência na área da economia criativa), irá capacitar gestores públicos ligados à área de cultura e agentes de desenvolvimento locais na formação de empreendedores culturais e criativos, além de outros gestores que trabalhem no fomento do empreendedorismo nesse âmbito.

Após as duas edições do curso, que ocorrerão na última semana de agosto e na primeira de setembro deste ano, o conteúdo será multiplicado na forma de assessoria, workshops e cursos para empreendedores culturais ou criativos locais, especialmente nas periferias de São Paulo.

Programação:

Seminário - Ação Pública, Ação Criativa - Um Intercâmbio Brasil - Reino Unido sobre o papel da Gestão Pública no fomento à Economia da Cultura e Criativa

9h30 - Café da manhã de boas-vindas
10h - Abertura

10h10 - Parte 1 - Conceitos e introdução
Artur Henrique - Secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo da Prefeitura de São Paulo - Uma reflexão sobre o potencial de geração de emprego e renda da Economia da Cultura e Criativa
Vicente Trevas - Secretário de Relações Internacionais e Federativas na Prefeitura de São Paulo
Nabil Bonduki - Secretário Municipal de Cultura - Economia da cultura e uma nova cultura urbana
Eric Klug - Diretor Adjunto do British Council - Economia da cultura nas relações culturais Brasil – Reino Unido
Joanna Crellin - Cônsul do Reino Unido em São Paulo - Uma breve introdução à Economia Criativa no Reino Unido

11h20 - Parte 2 - Cases e experiências práticas
Percy Emmet - Formador e mentor de empreendedores de Economia da Cultura e Criativa do NESTA
Apresentação de cases
Amanda Negrasim – integrante do coletivo de produção cultural – Herdeiras de Aqualtune
Camila Zupo – idealizadora do laboratório de gestão de resíduo Estúdio sem Nome
Abertura de perguntas do público - 30 minutos

Serviço:
Data: 24 de agosto
Horário: a partir das 9h30
Local: Sala Olido – Galeria Olido (Avenida São João, 473 – Centro)
Informações ao público: 3224-6000 ramal 6140

Para confirmar a participação clique aqui

Siga a SDTE nas redes sociais