1º Congresso Internacional dos Trabalhadores em Redes Fast Food reúne representantes do segmento de diversos países

Evento realizado no auditório do CATe Luz contou com a presença de mais de 400 pessoas que discutiram melhores condições de trabalho e de salário. O secretário Artur Henrique chamou a atenção para o tema do Trabalho Decente na capital

Por: Andréa Garbim

O secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique, presidiu a mesa de abertura do 1º Congresso Internacional dos Trabalhadores em Redes Fast Food, realizado no auditório do CATe Luz, na segunda-feira, 17. O evento acontece também em outros estados, durante essa semana. A iniciativa tem como foco principal debater as questões de condições de trabalho do segundo maior empregador do mundo, a rede Mc Donald’s, e outras franquias do setor de alimentação.

Compuseram a mesa de cerimônia o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Eduardo Suplicy, a coordenadora de Autonomia Econômica, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Maria Cristina Corral, o Diretor da SEIU, Scott Courtney, representantes e trabalhadores do segmento de 20 países.

Durante a rodada de debates, os baixos salários foram citados como um dos problemas que mais afetam diretamente a vida dos trabalhadores que atuam na área em diversos países. Outras questões como licença maternidade e jornada de trabalho também foram colocadas em pauta pelos participantes internacionais que contaram um pouco sobre suas experiências locais.

Para o secretário Artur Henrique, a importância desse ato tem relação direta ao tema Trabalho Decente: contra a precarização e também contra os baixos salários. “Eu costumo dizer que a luta pelo Trabalho Decente não é só contra o trabalho infantil e o trabalho escravo, mas também em torno da igualdade de oportunidade entre homens e mulheres, e contra os baixos salários que são pagos em vários segmentos e situações de emprego aqui em São Paulo e em outras cidades do Brasil e do mundo”, salientou.

O primeiro dia do Congresso terminou com muito diálogo, opiniões de representantes de várias partes do mundo e denúncias de violações dos direitos trabalhistas nas redes de fast food. Trabalhadores, lideranças sindicais e parlamentares de 20 países reuniram-se também em Brasília para denunciar as práticas abusivas no segmento.

Próximas ações:

Quarta-feira, 19/8 - Em Brasília, um dia antes da audiência pública, durante o 1º Congresso Internacional dos trabalhadores do setor em redes de fast food, se discutirá, a portas fechadas, como potencializar a campanha mundial em torno de uma série de direitos. Será o momento de os trabalhadores trocarem experiências e planejar o futuro da campanha global

Quinta-feira, 20/8 - Dia da audiência pública no Senado, que começa às 9 horas no Plenário 2 da ala Nilo Coelho e que contará com uma sala extra, o Plenário 9, da ala Alexandre Costa. As entidades sindicais brasileiras Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh), o Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo e Região (Sinthoresp), a União Geral dos Trabalhadores (UGT), a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs/CUT) apresentarão um relato dos problemas que os trabalhadores brasileiros enfrentam.

Também estarão presentes integrantes da Procuradoria do Trabalho. Frente a insistência da empresa de manter as más práticas, Pernambuco e Paraná entraram com ações civis públicas contra a corporação. Representantes do McDonald’s também foram convidados.

Siga a SDTE nas redes sociais