CATe Móvel participa da comemoração do 24° Aniversário da Lei de Cotas

Serviços foram oferecidos durante evento realizado na Praça das Artes

Por: Itália Merenna

Nesta sexta-feira, 24, comemora-se o 24º aniversário da implantação da Lei Federal 8.213/1991, popularmente conhecida como Lei de Cotas, que determina que empresas com 100 ou mais funcionários reservem um percentual de vagas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida (SMPED) e órgãos públicos, participou das festividades que ocorreram na Praça das Artes, centro da cidade.

A unidade móvel do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) disponibilizou a consulta de 466 vagas de emprego para a inserção de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no mercado de trabalho.

Segundo o Relatório Anual de Informações Sociais, em 2013, o percentual de vagas preenchidas foi de 30% no Brasil e 40% no estado de São Paulo.

As comemorações contaram com a interpretação do Hino Nacional por Samara Meireles, 27 anos, que é cadeirante. Segundo a cantora, mesmo sendo uma data de comemoração ainda há muitos objetivos para alcançar. “Apesar de hoje ser um dia de festa, sabemos que paradigmas precisam ser quebrados. Muitos enxergam uma pessoa com deficiência como incapaz, mas ela é tão apta como qualquer outra”, ressalta.

O professor de música e maestro, Sydney Lissoni, criou a primeira partitura para deficientes visuais. “Comecei ministrando aulas para crianças cegas em 1993 e percebi que o educador precisa se adaptar à necessidade do aluno. Inclusão é unir, não separar em grupos específicos”, afirma.

“O nosso desejo é que as empresas contratem sem a necessidade da lei e sim pela contribuição que a pessoa com deficiência irá trazer, não só para ela mesma como para a instituição e a sociedade”, expressa a secretária da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti.

Siga a SDTE nas redes sociais