ADE SAMPA recebe apresentações dos projetos inscritos na 1ª edição do programa VAI TEC

O campo da poesia e da arte visual também tem espaço dentro do Programa VAI TEC. Colecionar a diversidade de poemas vivos dos momentos de elaboração criativa da realidade é a essência do projeto Experimenta Poesia

Por: Damaris Rodrigues

Neste mês de julho, a equipe técnica da Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE SAMPA) abriu a primeira fase de avaliação dos projetos de tecnologia e inovação inscritos em abril deste ano. O objetivo da etapa é receber todos os participantes do Programa de Valorização de Iniciativas Tecnológicas (VAI TEC) para uma rodada de apresentação e explicação da ideia de cada projeto. O resultado dos primeiros vencedores está previsto para ser divulgado em agosto; e as melhores propostas vão receber um subsídio de até R$ 25.000,00 (cada) para serem colocadas em prática no período máximo de um ano. Ao todo, R$ 1,5 milhão será destinado em apoio aos projetos.

Na última quarta-feira, 22, os participantes Thays Berbe e Cláudio Laureatti apresentaram o escopo do “Experimenta Poesia” – um projeto que une arte visual, teatro e poesia, no formato de um sarau, com uma proposta bem diferente para ser acessado por meio de um canal do Youtube. Inicialmente, o programa será disponibilizado somente no ambiente online, em cinco episódios.

O projeto inicial de sarau foi criado por Claudio, há seis anos. Com o passar do tempo, a ideia de unir poesia com arte visual ficou mais consistente, até chegar ao projeto do sarau para web. A paixão pela arte escrita começou com o Sarau da Cesta, trazendo poesia encenada e cantada. “Com a produção dos episódios, vamos ter a possibilidade de levar o projeto para diversos festivais, reuniões e outras intervenções artísticas”, salientou Cláudio.

Projetos de diversas áreas, como saúde, trabalho, transporte e mobilidade urbana, ainda serão apresentados. Todos com a possibilidade de seguir para a segunda fase da avaliação. Cada inscrito pode apresentar até cinco ideias, sendo que só uma será escolhida e premiada. Os principais quesitos avaliados são: clareza, viabilidade econômica, ineditismo, transversalidade e temas de interesse público.

Siga a SDTE nas redes sociais