Prefeitura de São Paulo inaugura Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional

Banco de Alimentos, que funciona desde 2002, terá capacidade de recebimento de doações ampliada de 100 toneladas por mês para 350 toneladas

Na próxima sexta-feira, 26 de junho, a partir das 13h, a prefeitura de São Paulo inaugura o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan) e anuncia a adesão do município ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). Na mesma ocasião, será aberta a 6ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, organizada pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo e pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comusan).

O Cresan tem por volta de 12 mil metros quadrados e abriga o Banco de Alimentos, que funciona desde 2002. O estoque é proveniente do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal, da doação simultânea da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e de empresas da área alimentícia.

Atualmente, há 350 entidades cadastradas entre associações e organizações não governamentais, que se beneficiam do Banco de Alimentos. Com a inauguração do Cresan e a ampliação da estrutura, a capacidade de recebimento do centro passará de 100 toneladas doadas por mês para 350 toneladas, possibilitando o aumento do atendimento.

“Resultado do compromisso do governo municipal no combate à fome, à exclusão social e ao estímulo por hábitos alimentares saudáveis, o equipamento público, além de facilitar o acesso regular ao alimento de qualidade, terá entre as principais metas realizar atividades de educação alimentar e nutricional, estimular e promover estratégias para a geração de renda com foco na alimentação saudável e inclusão social e desenvolver iniciativas voltadas ao consumo consciente de alimentos”, ressalta o secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique.

No Cresan haverá um núcleo de iniciativas que envolvem educação popular em direitos humanos com atividades lúdicas, pedagógicas e expositivas para estimular a troca de saberes e o aprendizado da comunidade. Para isso, o espaço contará com uma cozinha experimental, sala de nutrição, área para desenvolvimento de hortas, espaço multimídia, biblioteca, auditório, entreposto de armazenamento e distribuição de alimentos.

Na programação das atividades, está previsto a realização de cursos de capacitação para o fortalecimento econômico de comunidades locais, oficinas para promoção de práticas e hábitos saudáveis na alimentação, produção orgânica, estímulo e cultivo de hortas, temperos e ervas aromáticas em residências.

Serviço

Inauguração do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional
Dia: 26 de junho de 2015
Horário: a partir das 13h
Endereço: Rua Gastão Madeira, nº 150 - Vila Maria Alta

Siga a SDTE nas redes sociais: