Prefeitura de São Paulo levará projeto itinerante para Zona Norte, a partir desta segunda-feira, dia 4

Moradores da Freguesia do Ó, Brasilândia e Jardim Paulistano receberão a 6ª edição da Ação Integrada Prefeitura no Bairro, programa que reúne mais de 150 serviços da administração municipal. Na última quinta-feira, 30, o secretário Artur Henrique acompanhou o prefeito Fernando Haddad em visita a São Mateus, onde o projeto está em andamento.

Por: Viviane Claudino

Os moradores da Freguesia do Ó, Brasilândia e Jardim Paulistano, na zona norte, receberão a partir desta segunda, 4, até o dia 16 de maio, o Prefeitura no Bairro, programa que reúne mais de 150 serviços da administração municipal. As instalações serão feitas na Praça Sete Jovens, próximo à Rua Pedro Pomar, 75, no Jardim Elisa Maria.

Na última quinta-feira, 30, o secretário municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique, acompanhou o prefeito Fernando Haddad em visita a São Mateus, na zona leste, onde o projeto já está em andamento e encerrará no dia 9.

A Prefeitura no Bairro é uma ação integrada com todo o conjunto da administração municipal.Com atendimento por 15 dias em cada região, o projeto itinerante é realizado em duas etapas, sendo a primeira semana com estrutura montada para atendimento de diferentes serviços em um único lugar e a segunda semana com ações combinadas da subprefeitura com o governo local.

“Tem sido uma experiência muito rica, porque levamos toda a nossa equipe, interagimos e temos uma visão geral dos problemas que estão acontecendo em cada região”, disse o prefeito, Fernando Haddad, aos moradores da zona leste.

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) integra a ação com uma unidade móvel do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe), para que a população faça consulta por vagas de emprego, emissão da carteira de trabalho, solicitação do seguro desemprego, entre outros serviços.

“Todas as ações voltadas para a nossa comunidade são importantes, em especial as que podem beneficiar os jovens, que entre tantas coisas precisam de emprego e de capacitação profissional, sem dúvida essa estrutura aqui vai ajudar”, disse a diretora da Associação Amigos do Jardim Alto Alegre Sonia da Silva de Souza, presente no evento.

A SDTE também disponibiliza o MEI Móvel, um serviço exclusivo criado em cooperação com a Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADESAMPA) com o objetivo de formalizar o microempreendedor individual interessado em entrar no mercado formal de trabalho, entre outros.

“A iniciativa traz à nossa região demandas que sempre foram requisitadas e pouco conquistadas. Esta novidade (MEI) também pode ajudar muito, porque traz informações que muitos dos moradores desconhecem. Às vezes não é tão difícil assim sair da informalidade”, avisa o teólogo da Paróquia Santíssima Trindade e membro da Associação Amigos do Bairro Palanque, Maurilio dos Reis Laranja.

Edições anteriores

A edição anterior do projeto aconteceu no distrito Raposo Tavares, no Butantã, zona oeste. No local, os postos de atendimento realizaram mais de 500 atendimentos. O programa Prefeitura no Bairro também aconteceu nos bairros no Jardim das Oliveiras e Jardim Miliunas, no Itaim Paulista, zona leste, no Parque São Miguel, no Grajaú, zona sul, e na Vila Brasilina, no Ipiranga, zona sul.

Siga a SDTE nas redes sociais