Ação Integrada Prefeitura no Bairro chega ao Itaim Paulista

Terceira edição do projeto busca atender moradores do Parque Santa Amélia, Jardim das Oliveiras e Jardim Meliunas. Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo disponibiliza unidades móveis para orientações sobre micro empreendedorismo e oferta de vagas de trabalho

Por: Viviane Claudino

A Ação Integrada Prefeitura no Bairro chegou nesta segunda-feira, 6, na zona leste da cidade. Desta vez serão os moradores da região do Itaim Paulista, que poderão se beneficiar com cerca de 150 serviços oferecidos pelo órgão público municipal, em uma estrutura montada no Parque Santa Amália. O projeto itinerante estará disponível nesta região até o dia 17 de abril, com atendimento de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.

A Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) integra a ação ao disponibilizar uma unidade móvel do CATe (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo), onde os munícipes podem consultar vagas de emprego, emitir a carteira de trabalho, participar de oficinas para elaboração de currículos, solicitar o seguro desemprego, além de receber diversas orientações profissionais, entre outros serviços.

Também está disponível uma van para o atendimento do Microempreendedor Individual (MEI). Este serviço móvel é uma novidade na cidade de São Paulo, implementado pela SDTE em conjunto com a Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADESAMPA).

“É importante que as pessoas saibam se organizar e vender os seus produtos. Com isso podemos garantir a regularização do próprio negócio, a autonomia econômica, além de sair do mercado de trabalho informal”, disse o secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique.

A SDTE também instalou uma tenda no local, onde profissionais orientam a população sobre a quantidade de sal, açúcar e gordura contido nos alimentos industrializados, além de informarem sobre importância de uma alimentação saldável, com dicas para uso consciente de açúcar e sal e quais os principais malefícios deste consumo exagerado.

O projeto envolve todo o conjunto da administração municipal. Na região do Itaim Paulista, onde está atualmente instalado, pode alcançar cerca de 70 mil pessoas, nas 125 ruas dos bairros vizinhos, segundo informações da prefeitura.

Entre os serviços oferecidos estão a manutenção de ruas, calçadas, praças e iluminação pública, ações voltadas para a juventude em atividades de cultura, esporte e lazer, distribuição de mudas e plantas, campanha do desarmamento, orientações especiais para idosos, informações sobre a dengue. Também há uma unidade móvel para orientações sobre o combate à violência contra as mulheres.

“Vivemos numa cidade gigante e esse trabalho é justamente para levar a prefeitura para perto dos moradores. Esse é o nosso objetivo e estamos fazendo um grande esforço para dar conta de todos os desafios que a cidade tem”, disse a vice-prefeita, Nádia Campeão.

Para o morador do Parque Santa Amélia Jorge Paulo Felix, que trabalha com serviços de jardinagem e corte de grama e estava consultando as oportunidades de trabalho no CATe Móvel, o resultado agradou. “Eu achei ótimo porque não é todo dia que temos condições de sair para procurar trabalho, em lugares mais distantes. Hoje economizei no vale transporte e espero encontrar um emprego logo”. A atendente Geisa Santos Silva, que busca uma colocação profissional como balconista, concorda. “Nós chegamos e fomos atendidos na mesma hora. Achei muito eficiente.”

Edições anteriores e próximas paradas

Lançada no Grajaú, no dia 17 de março, a Ação Integrada Prefeitura no Bairro já atendeu moradores da Capela do Socorro, Chácara do Conde, Ipiranga, Cursino e Vila Brasilina. As próximas ações acontecerão em 13 de abril, no bairro Raposo Tavares (Butantã), em 27 de abril em São Mateus, na zona leste, e em 4 de maio no Jardim Elisa Maria (Freguesia do Ó).

Nas duas edições anteriores a SDTE realizou 219 atendimentos para oficinas e orientações profissionais e cerca de 100 atendimentos sobre alimentação saudável.

Siga a SDTE nas redes sociais