Rede de Confecção e Costura discute ações e a criação de políticas públicas de fomento à economia solidária

Terceiro encontro da rede de Confecção e Costura faz parte do cronograma de atividades do projeto Economia Popular e Solidária e Empreendedorismo como Estratégia de Desenvolvimento

Por Andréa Garbim

Na manhã desta quarta-feira, 1º de abril, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), em parceria com a Unisol Brasil, realizou o terceiro encontro da rede de Confecção e Costura do projeto Economia Popular e Solidária e Empreendedorismo como Estratégia de Desenvolvimento.

O principal objetivo da reunião foi discutir a construção de propostas de fortalecimento da economia popular com foco na geração de emprego e renda no município de São Paulo. Além de apoiar o pequeno empreendedor, os encontros periódicos buscam ampliar as possibilidades para quem já está estabelecido no segmento.

Para o coordenador do Desenvolvimento Econômico da SDTE, Luiz Barbosa, “o projeto economia Popular e Solidária e Empreendedorismo como Estratégia de Desenvolvimento é uma importante ferramenta de potencialização das ações a serem implementadas. O principal foco é viabilizar políticas públicas e novas oportunidades para os profissionais de diversos segmentos, não só o da costura, que pretendem seguir o caminho da economia solidária gerando emprego e renda. Isso inclui também os microempreendedores e microempresários estabelecidos em São Paulo”, afirmou.

Estiveram presentes representantes do ramo da confecção, como a Eco Tece, e grupos de pessoas interessadas - desde o microempreendedor até quem já produz em grande escala - entre eles os que trabalham com a produção de bolsas, tapetes, cachecóis, xales, uniformes, jalecos, serigrafia, bordados, reciclagem de tecido, entre outros.

As três comissões definidas na reunião anterior, viabilizaram as primeiras discussões para atender as demandas do ramo. Essas comissões têm diferentes objetivos: a primeira discutirá compras públicas e privadas, com o apoio e orientação da equipe técnica da Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE SAMPA/SDTE), a segunda é sobre costura e a terceira sobre o marco legal (legislação e entendimento de editais de licitação).

A próxima reunião da rede de Confecção e Costura será realizada no dia 14 de abril, a partir das 9h30, na Av. São João, 473 – Galeria Olido – auditório do 3º andar.

Reuniões dos segmentos que integram o projeto:

Cooperativismo Social
Quinta-feira, 02/04 - das 9h30 às 12h

Artesanato
Quarta-feira, 08/04 - das 9h30 às 12h

Segurança Alimentar
Terça-feira, 14/04 - das 9h30 às 12hs

Confecção e Costura 
Terça-feira, 14/04 - das 9h30 às 12h

Turismo
Quarta-feira, 15/04 - das 9h30 às 12h

Siga a SDTE nas redes sociais