Representantes do ramo de confecção e costura discutem criação de rede de economia solidária, em São Paulo

O encontro realizado nesta terça-feira, 17, foi organizado pela Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, para a discussão de estratégias que fortaleçam a economia popular e ampliem a geração de emprego e renda

Por: Viviane Claudino 

Representantes do ramo da confecção e costura reuniram-se nesta terça-feira, 17, para discutir estratégias para criação e fortalecimento de uma rede de economia solidária. O grupo de trabalho reuniu cerca de 60 pessoas, com atuação em diferentes áreas em todo município, e definiu três comissões para viabilizar suas ações e atender as demandas deste segmento. A próxima reunião será no dia 1º de abril, às 10h.

A iniciativa é da Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), em parceria com a Unisol Brasil, e faz parte do projeto Economia Popular e Solidária e Empreendedorismo como Estratégia de Desenvolvimento.
“O nosso objetivo é potencializar ações que ampliem as oportunidades para geração de emprego e renda”, explicou o coordenador do Desenvolvimento Econômico da SDTE, Luiz Barbosa de Araújo.

Qualquer pessoa interessada na construção de propostas que visem o fortalecimento da economia solidária pode participar dos encontros. Além de apoiar o pequeno empreendedor, o fórum periódico busca ampliar as possibilidades para quem já está estabelecido no segmento.

Este encontro reuniu profissionais com diferentes níveis de atuação – desde o pequeno empreendedor até quem já produz em grande escala – entre eles os que trabalham com a produção de bolsas, tapetes, cachecóis, xales, uniformes, jalecos, serigrafia, bordados, reciclagem de tecido, entre outros.

Também compareceram professores que participaram do Programa São Paulo Costurando o Futuro, já realizado pela SDTE em parceria com o SENAI, para formação e qualificação da mão de obra, voltada para o empreendedorismo.

Outros segmentos
Também estão agendadas reuniões para discutir ações centradas nos segmentos de Artesanato e Cooperativismo Social nos dias 24 de março e 2 de abril, respectivamente. Os encontros ocorrerão das 9h30 às 12h, na Av. São João, 473, 3º andar, Galeria Olido, Centro.

Os segmentos Reciclagem, Turismo, Economia Criativa, Agricultura Urbana e Segurança Alimentar e Nutricional, também terão uma programação para debates, ainda sem data prevista. 

Siga a SDTE nas redes sociais