São Paulo lança projeto Ação Integrada “Prefeitura no Bairro”, na Zona Sul

Durante 15 dias, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) oferecerá serviços do CATe Móvel, orientação para microempreendedor e orientação nutricional em Capela do Socorro, Grajaú e Chácara do Conde

 Por: Viviane Claudino

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) participou nesta segunda-feira, 16, do lançamento do projeto Ação Integrada “Prefeitura no Bairro”, no Grajaú, zona sul. O serviço itinerante estará disponível por 15 dias em cada região e inicialmente atenderá os moradores do Grajaú, Capela do Socorro e Chácara do Conde, até o dia 27 de março, com a próxima parada prevista para ocorrer no Ipiranga, Cursino e Vila Brasilina, no dia 23.

O objetivo é realizar programas nos bairros mais afastados que apresentam mais demandas e combinar ações de zeladoria e serviços, além de fortalecer o trabalho integrado do governo local e apresentar soluções às demandas locais.

A SDTE oferecerá serviços do CATe Móvel, orientação para microempreendedor e orientação nutricional, no projeto que visa oferecer à população das comunidades mais afastadas os diversos serviços oferecidos pelas áreas do governo municipal.

Na quadra do Jardim São Miguel, no Grajaú, onde foi instalado o projeto-piloto, estão disponíveis duas unidades móveis do CATe, onde a população poderá buscar e se cadastrar para cerca de 5 mil oportunidades de trabalho, solicitar o seguro-desemprego, tirar a carteira de trabalho (primeira e segunda via), além de receber orientação e pré-inscrição em cursos de qualificação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Para o morador Elias de Lima, que buscava o CAT Móvel para tirar a 1ª via da carteira de trabalho, o projeto deve facilitar bastante a vida da população local. “Eu preciso levar a carteira com urgência no meu novo trabalho e já estava preocupado, pensando no dia que poderia ir até o Centro de Apoio ao Trabalho para fazer isso. Agora resolvi bem perto de casa, ajudou muito.”

A SDTE também instalou uma tenda para oferecer orientação nutricional sobre as quantidades de açúcar, sal e gorduras em alimentos industrializados e também sobre a utilização de temperos aromáticos como forma alternativa na redução do consumo do sal. Haverá distribuição de receitas e material sobre a política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) na cidade de São Paulo.

O público também pode contar com técnicos da Agência de Desenvolvimento (ADESAMPA) para orientações sobre atividades de empreendedorismo e economia solidária.

A iniciativa envolve o conjunto da administração municipal em parceria com a Coordenação das Subprefeituras (SMSP) e com a Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Estiveram presentes no lançamento a vice-prefeita, Nádia Campeã, representantes das secretarias de Saúde (SMS), da Educação (SME), dos Transportes (SMT), da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED), do Desenvolvimento Urbano (SMDU), dos Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), de Serviços (SES), além da subprefeita da Capela do Socorro, Cleide Pandolfi.

No lançamento, a comunidade pode contar com os serviços dos profissionais da área de saúde (como medição de pressão), atividades de lazer para as crianças, além e acompanhar o plantio de uma árvore, entre outros. Serviços de zeladoria, iluminação pública, atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, ações de conscientização para descarte de resíduos, ações para limpeza e coleta seletiva, atividades esportivas, entre outros estão no planejamento do Ação Integrada “Prefeitura no Bairro”.

Siga a SDTE nas redes sociais