Plano de ação para segurança alimentar e nutricional é tema de reunião na SDTE

Por: Viviane Claudino / Bruna Eleís

A Câmera Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) realizou na quarta-feira, 11, a primeira reunião entre os setores envolvidos em um projeto que tem o compromisso de intersetorializar ações e compartilhar experiências em torno da segurança alimentar e nutricional.

Para o secretário Municipal do Desenvolvimento Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), Artur Henrique, o grande desafio do CAISAN é a formulação de políticas e de um plano municipal de segurança alimentar e nutricional, que servirão de ferramentas para a concretização de projetos, programas e ações direcionadas à garantia do direito humano à alimentação adequada.

Já o secretário dos Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Eduardo Suplicy, destacou a importância para a distribuição de renda básica e a cidadania, evidenciando que isso é um grande fator para a garantia dos direitos.

Também presente no encontro, Osório Coelho, da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia (SECIS/MCTI), reforçou o valor desta articulação entre as secretarias e a importancia de haver em São Paulo um eixo de trabalho que aborde a questão do desperdício de alimentos.


Entre os encaminhamentos realizados ao término da reunião estão o estabelecimento de novas ações, programas e projetos das secretarias envolvidas, como o processo de formação de agentes públicos para a promoção da segurança alimentar e nutricional por meio do curso INTERANUTRI, oferecido pela RedeSans/Unesp.


O encontro também recebeu representantes das secretarias: de Coordenação das Subprefeituras (SMSP), da Educação (SME), do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), da Saúde (SMS), da Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Siga a SDTE nas redes sociais: