Fábrica Verde certifica alunos na Zona Leste

Curso tem objetivo qualificar profissionais para o empreendedorismo na área de agricultura urbana

Por: Cristina Braga

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), realizou nesta terça, 16, a formatura de duas turmas do Curso de Ecologia Urbana com ênfase em empreendedorismo – Fábrica Verde, (20 alunos no total) no CEU Jambeiro, em Guaianases, Zona Leste.

Os temas desenvolvidos nas aulas tiveram como foco formar alunos para exercer trabalho profissional no ramo de jardinagem, paisagismo e cultivo urbano, incentivando o empreendedorismo mais sustentável.

Na cerimônia, a coordenadora do projeto, Daniele Castro da Coordenadoria do Empreendedorismo da SDTE afirmou que “o Fábrica Verde mostra o pensamento ecossistêmico em qualquer âmbito e de como ele pode ser levado para cada atitude no dia a dia.” Marco Palmanhani, Supervisor Geral do Empreendedorismo da SDTE espera dar continuidade ao projeto em 2015.

As duas turmas inscritas nos CEUs Jambeiro, em Guainases e Três Pontes, em São Miguel Paulista, respectivamente, iniciaram as aulas em 17 de março de 2014. Com carga horária de dois meses, o Fábrica Verde capacita para atividades de compostagem, cultivo da terra, confecção de hortas, jardins comestíveis e noções de responsabilidade ambiental.

Paulo Rogério Barbosa dos Reis, orador da turma, procurou o curso no CEU Jambeiro porque constrói casas com tijolos ecológicos. “O aprendizado  com jardinagem vai me ajudar nas residências erguidas na Comuna Dolores Guaianases”, avaliou. Outro exemplo é Antonio Roberto, morador de Itaquera que realizou o curso e já conseguiu trabalhar com jardinagem na região.

Siga a SDTE nas redes sociais