Artur Henrique participa da Cerimônia de posse do Conselho Gestor do Polo Ecoturístico de SP

Na ocasião, Haddad mencionou um dos objetivos da SDTE – que é expandir a produção orgânica na cidade, por meio das feiras e da agricultura familiar

Por Andréa Garbim

O Secretário Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) Artur Henrique esteve na subprefeitura de Parelheiros, zona sul, na cerimônia de posse do Conselho Gestor do Polo de Ecoturismo de São Paulo (CONGETUR), realizada na tarde desta segunda-feira, 11. O evento contou com a presença do prefeito Fernando Haddad, além de autoridades locais, parlamentares e convidados.

O órgão será responsável por ações de incentivo ao turismo, na região de forma a promover o desenvolvimento local com preservação ambiental. Entre as ações previstas estão a implantação de sinalização, rotas de cicloturismo e de roteiros guiados.

O CONGETUR institui a criação do polo de Ecoturismo nos distritos de Parelheiros e Marsilac até os limites da APA Bororé – Colônia, considerando o plano de ação anual da subprefeitura - que prevê o desenvolvimento integrado com a participação do munícipe valorização do social, cultura e do patrimônio ambiental local.

Em seu discurso, Haddad afirmou que expandir a agricultura e a distribuição de produtos orgânicos é uma das etapas a serem cumpridas dentro projeto do polo – por meio de um decreto a ser criado. “A distribuição de toda a produção orgânica e a garantia de aquisição e preço são essenciais para a região. Não é só no Ibirapuera que a gente quer garantir produto orgânico para o consumo”, salientou Haddad.

Para o secretário Artur Henrique, a produção orgânica não é privilégio; é uma necessidade em todas as regiões de São Paulo. "As pessoas querem comer melhor e de forma mais saudável. Por isso, vamos garantir a expansão da área cultivada e a logística de preparo para receber essa produção".

O secretário complementa que esse é um grande salto na qualidade de vida de Parelheiros – que ainda servirá como exemplo de educação ambiental pra outras cidades.

Aspectos demográficos de Parelheiros
Parelheiros apresenta uma população de 139.441 habitantes, de acordo com dados divulgados pelo IBGE.

Aspectos Ambientais
A totalidade do território está inserida em uma Macrozona de Proteção Ambiental, sendo a área mais preservada do município, com remanescente de Mata Atlântica (62,4%), segundo Censo 2001. O território abriga as APA – Área de Proteção Ambiental Capivari-Mono e Bororé-Colônia (Lei nº 13.136, de 9 de junho 2001 e Lei nº 13.706, de 06 de janeiro de 2004).

Siga a SDTE nas redes sociais