Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos pretende ampliar o trabalho dos catadores de resíduos na Cidade

Entre as oito secretarias municipais que integram o Comitê do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) está a Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE)

Por: Cristina Braga

O papel da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) perante o comitê do PGIRS é fazer a inclusão produtiva e capacitar profissionalmente os catadores de resíduos sólidos em cooperativas e empreendimentos autogestionados.

Segundo Luciana Rocha, da Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, que faz parte do Comitê, “a meta do Plano é quadruplicar até 2016  o volume de resíduos sólidos que são coletados e encaminhados para a reciclagem. E, até 2033, reduzir em 80% o volume de rejeitos gerados nos aterros de São Paulo”.

A diretriz fundamental que norteia o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é a observação da seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada apenas dos rejeitos, eixo central da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é um dos mais importantes instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, definida pela Lei 12.305/2010.

Na meta adotada pelo PGIRS são essenciais as “novas alternativas” para tratamento e recuperação dos resíduos orgânicos.

Atendendo às diretrizes da IV Conferência Municipal de Meio Ambiente ocorrida em agosto de 2013 com a participação popular, a coleta seletiva será intensificada em toda a cidade, de forma a atender todas as Subprefeituras, mas sincronizada com a ampliação da capacidade de processamento decorrente da implantação das novas unidades de triagem. A partir dos que já possuem coleta seletiva, atenderá 40 distritos no 2º semestre de 2014, 54 no 2º semestre de 2015 e 96 distritos no 2º semestre de 2016.

Siga a SDTE nas redes sociais: