Fábrica Verde ensina o cultivo em espaços reduzidos durante a Virada Sustentável

Por: Marta Régia Vieira

projeto Fábrica Verde, da Semdet-Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, ministrou oficinas durante a primeira edição da Virada Sustentável, que aconteceu no último final de semana em São Paulo. Os ensinamentos foram para cultivo em espaços reduzidos e tiveram como temas “Cultivo vertical em garrafas Pet” e “Horta hidropônica”.

Segundo a coordenadora do projeto, Daniele Barboza, os cursos atraíram a atenção de mulheres, homens e, principalmente, de crianças, que se encantaram com a possibilidade de reaproveitar as garrafas pet para fazerem jardins verticais. “As oficinas superaram nossas expectativas de público, atraindo a atenção de pessoas de todas as idades, residentes, tanto em casa, quanto em apartamento”, destacou a coordenadora. Os participantes assistiram a apresentações teóricas sobre a forma de cultivo em espaços reduzidos e puderam exercitar, na prática, o que aprenderam, além de poderem levar para casa o que produziram durante as Oficinas.

A oficina de cultivo vertical em garrafas pet tem como principal objetivo o reaproveitamento de embalagens vazias. Já a oficina de horta hidropônica objetiva possibilitar aos participantes compreender os princípios físicos e processos fisiológicos que envolvem a produção de hortaliças, fruteiras, entre outras plantas em áreas ou regiões com restrições ao cultivo no solo.