Dengue: saiba mais sobre as frentes da SMS no combate à doença

Diretor da Divisão de Vigilância de Zoonoses fala sobre ações desenvolvidas para combater a proliferação do Aedes Aegypti

Dentro das estratégias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para combater a dengue, a informação ocupa um lugar primordial. Por isso, o Portal da SMS preparou uma série de conteúdos com informações sobre vários aspectos da doença, dos mecanismos da infecção por meio do Aedes aegypti até sintomas, orientações para a busca de atendimento e para controlar possíveis focos de proliferação do mosquito. Veja a seguir informações do diretor da Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), Eduardo de Masi, sobre as várias frentes de atuação da SMS no controle da doença.

Quais as frentes de combate à dengue dentro da SMS?
Vale lembrar que o combate à dengue, num primeiro momento, deve ser feito por toda a sociedade, todos devem se engajar, pela dimensão do problema, e cuidar da sua casa de forma a não ter criadouros. Já a SMS tem instituídas dentro da sua estrutura várias frentes de combate à dengue. A primeira é educativa e informativa, com divulgação de informações pela Internet, televisão e outros canais, campanhas de esclarecimento, além de inserção do tema no currículo das escolas. Outra frente é o Programa Municipal de Combate às Arboviroses, com ações focadas tanto na vigilância quanto no controle do mosquito e notificação dos casos da doença. O programa envolve a ação de várias equipes, incluindo as de Estratégia Saúde da Família (ESF), focada nas visitas domiciliares, com orientação, eliminação de criadouros, detecção de casos suspeitos e acolhimento nas unidades. Outra frente é a vigilância epidemiológica, com o registro e contagem dos casos, acompanhando a evolução da doença para definir as ações a serem tomadas.

Como é feito o controle da proliferação do mosquito da dengue?
Há atividades acontecendo diariamente e em todas as regiões da cidade por todos os dias úteis do ano e nos períodos de maior transmissão até nos finais de semana e feriados. As ações de combate aos mosquitos nunca param. O chamado controle vetorial é feito com ações e medidas de combate aos criadouros e controle dos mosquitos. Elas ocorrem o ano todo e são executadas pelas equipes de agentes de endemias lotados em todas as regiões da cidade. Essas ações incluem rotina de visita ao que classificamos como Imóveis Especiais (locais com grande circulação de pessoas), Pontos Estratégicos (locais com grande acúmulo de criadouros), além dos Bloqueios de Transmissão, que envolvem visitas aos imóveis para a eliminação de criadouros e aplicação de inseticida, quando da detecção de casos de dengue, zika, chikungunya ou febre amarela pela Vigilância Epidemiológica. Também realizamos visitas casa a casa, como forma de prevenção (pela eliminação de criadouros) e orientação à população residente na cidade. Há ainda o componente da assistência aos pacientes: quando uma pessoa contrai a doença, há toda uma rede de serviços de saúde na cidade preparada para acolher e tratar os pacientes.

 

Dengue: saiba mais sobre os sintomas da doença
Dengue: saiba mais sobre a transmissão e os tipos de vírus
Dengue: saiba mais sobre o ciclo de vida do Aedes aegypti
Dengue: saiba mais sobre a sazonalidade da doença
Dengue: saiba mais sobre os cuidados a serem tomados em casa