Dengue: saiba mais sobre os cuidados a serem tomados em casa

Diretor da Divisão de Vigilância de Zoonoses fala sobre os principais pontos de proliferação do mosquito Aedes aegypti e dos cuidados para evitá-los

Dentro das estratégias da SMS para combater a dengue, a informação ocupa um lugar primordial. Por isso, o Portal da SMS preparou uma série de conteúdos com informações sobre vários aspectos da doença, dos mecanismos da infecção por meio do Aedes aegypti até sintomas, orientações para a busca de atendimento e para controlar possíveis focos de proliferação do mosquito. Veja a seguir informações do diretor da Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), Eduardo de Masi, sobre os locais preferidos pelo Aedes aegypti para reprodução e os cuidados para evitar os pontos de acúmulo de água em casa.

Quais os principais pontos de acúmulo de água aos quais devemos ficar atentos para evitar a dengue?
Os moradores devem eliminar qualquer foco de proliferação do mosquito das suas casas. É importante que estejam atentos a todos os tipos de lugares que podem gerar acúmulo de água. Para se ter uma boa prevenção é importante que se façam vistorias semanais em suas casas, com atenção especial aos seus quintais. Afinal, de 80 a 90% dos criadouros estão nos quintais das casas. O Aedes aegypti é uma espécie de mosquito sinantrópica, ou seja, ela vive sempre muito próxima aos seres humanos, pois as fêmeas dessa espécie se alimentam do sangue humano e se proliferam nos recipientes existentes em seus domicílios. São focos para a proliferação do mosquito quaisquer recipientes que possam acumular água, seja da chuva ou de uso diário, como da rega de plantas, desde uma tampinha de garrafa abandonada até uma caixa d’agua que possa estar mal tampada, um reservatório de água de reuso, potes no quintal, latas, potes plásticos, garrafas, pneus, pratinhos de vasos. Calhas entupidas e lajes com caimento incorreto também podem ser criadouros importantes, além de ter difícil acesso. As águas de locais como córregos e riachos não são criadouros potenciais para proliferação do mosquito Aedes aegypti, mas os recipientes e inservíveis (lixo) descartados em suas margens podem ser, pois são recipientes artificiais que constituem o tipo preferido de criadouros desses mosquitos.

Além do controle dos focos de dengue, que outros cuidados devemos tomar?
Algumas recomendações são usar repelente, adotar barreiras físicas como telas nas janelas (mosquiteiros). Usar roupas longas como calças e blusas, para se prevenir de picadas. Manter, quando possível, o ar-condicionado ligado, pois em baixas temperaturas a atividade dos mosquitos é reduzida e, consequentemente, as suas picadas. Lembrando que as pessoas assintomáticas, ou seja, aquelas que estejam infectadas, mas sem a presença de sintomas, também transmitem a dengue. Portanto, é importante que nos períodos sazonais de transmissão da dengue (dezembro a junho) todos usem repelente ou roupas compridas, sempre que possível.

Dengue: saiba mais sobre os sintomas da doença
Dengue: saiba mais sobre a transmissão e os tipos de vírus
Dengue: saiba mais sobre o ciclo de vida do Aedes aegypti
Dengue: saiba mais sobre a sazonalidade da doença