Jacuguaçú (jacuaçu)

Aves

1) Nome Popular :  Jacuguaçú (jacuaçu)
2) Nome científico :  Penelope obscura
3) Onde pode ser encontrado em vida livre na cidade:   Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo do Curucutu
4) Biologia: Habitat: Matas secundárias, capoeiras, plantações e matas de galeria (matas altas). Serra do mar.
Comportamento: Chama com mais freqüência de manhã cedo e no final da tarde. De madrugada intermeia com o chamado um tamborilar fore e áspero feito com as asas.
Alimentação: Embora habitem matas, descem em campo aberto para se alimentarem. Se alimentam de frutas, folhas, brotos, grãos e insetos.
Reprodução : Monogâmicos, os machos alimentam as fêmeas. Pode-se instalar entre gravatás cujas folhas ele pisa, obtendo assim um ninho. Período de nidificação de 28 dias. Ninhadas de 2 a 3 filhotes que já nascem de olhos abertos e se movem livremente. 
Grau de ameaça no Estado de S.Paulo e no Brasil
5) Relação com a cidade (adaptação, impacto, doenças)    Espécie caçada por moradores da zona rural para comida ou esporte, porém não é um fator significativo agindo contra a sobrevivência da espécie.
6) Curiosidades(tamanho, coloração, etc)  Espécie meridional de tamanho avantajado –73cm. Peso=1.200g. Coloração verde-bronze vem escura; manto, pescoço e peito finalmente estriados de branco; pernas anegrads. Espécie grande, comestível e barulhenta. Notáveis pelo ruído esquisito e fortíssimo que produzem com as asas enquanto voam.
7) Histórico e fatos interessantes de animais atendidos:  
8) Fontes consultadas  Sick, H. Ornitologia Brasileira. Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1997.
Belton, W. Aves do Rio Grande do Sul. Ed. Unisinos, Rio Grande do Sul, 1994